Locais que o prefeito deve mostrar ao presidente Lula durante a visita a Porto Velho - por Ana Cristina Barros

Locais que o prefeito deve mostrar ao presidente Lula durante a visita a Porto Velho - por Ana Cristina Barros

Locais que o prefeito deve mostrar ao presidente Lula durante a visita a Porto Velho - por Ana Cristina Barros

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A assessoria de imprensa do prefeito anunciou hoje (10), a liberação pelo governo federal de mais  R$ 60 milhões em verbas para investimento de drenagem, pavimentação e infra-estrutura para Porto Velho. Além dos recursos, a vinda do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) no dia 12 de março a capital de Rondônia. No calendário oficial estaria uma visitação as obras das hidrelétricas do Madeira e às obras realizadas com o dinheiro federal em Porto Velho.
 
Diante desta informação, duas coisas me causam pânico: primeiro,  pode ser mais um naco de verba federal que literalmente escorrerá para as valas (já que nosso esgoto fica à céu aberto); segundo, fico me perguntando que obras o prefeito Roberto Sobrinho irá mostrar ao presidente Lula como concluídas?
 
Talvez, para mostrar a preocupação com preservação do meio ambiente o prefeito queira apresentar as obras de revitalização do  canal dos tanques em que o mato toma conta do que deveria estar urbanizado. 

Quem sabe mostrar uma importante obra que traria mais conforto e acessibilidade aos moradores de condomínios fechados e conjuntos habitacionais da zona norte: a duplicação da  avenida José Vieira Caúla que diariamente é motivo de transtorno a população.

Outra grande obra pode ser a importante via de ligação entre os bairros Nacional e Balsa:  a avenida Farqhuar. Obra  que compreendeu em aterrar um pântano sem qualquer estudo preliminar o que causou desmoronamento de parte da via. 

Quem sabe a recém inaugurada Pinheiro Machado no trecho entre a Rio Madeira e Mamoré, que já tem trechos em que o asfalto está afundando, ou seja, antes do final deste inverno já estará cheia de crateras, acúmulo de águas da chuva, etc. Ou mesmo, qualquer outra rua asfaltada no ano de 2008 com verbas do Ministério das Cidades em que o asfalto já está danificado. 

Um grande projeto social também não poderia faltar a agenda: as 218 casas inacabadas e abandonadas do Projeto Candelária I, II e III.  Oficialmente as casas estariam destinadas às pessoas que moram em áreas de risco.

No quesito preservação do patrimônio histórico, talvez a revitalização do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. 

Enfim, fica difícil enumerar que obras de grande relevância o prefeito Roberto Sobrinho pode levar o presidente Lula, além do Mercado do Cai N´Água (único item realizado do projeto de revitalização do complexo que leva o mesmo nome); quem sabe até lá já estejam concluídas as obras do Mercado Central  (que será mostrado com cheirinho de novo) e o prédio do antigo mercado em que deverá funcionar um centro cultural.
 
Quem sabe, estes três prédios possam mostrar a competência da administração petista na capital. 

Mas cuidado! Uma sugestão aos assessores do prefeito: mostrem do alto estas obras pois é impossível achar uma rua nesta maravilhosa capital em que não haja um único buraco ou asfalto regular.

Seria uma vergonha não é mesmo, já que nosso município foi destaque no noticiário nacional como uma das cidades da federação que mais receberia  verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em função das hidrelétricas do Madeira.  

Outra alternativa seria levar o presidente ao Acre, já que o estado vizinho tem um petista que representa os interesses do povo de Rondônia no conselho do consórcio vencedor do leilão da  hidrelétrica de Jirau.

No mais, seja bem vindo presidente Lula. Além das obras no rio Madeira vai ser difícil encontrar algo novo em Porto Velho.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS