Cerca de 35 entidades representativas de Porto Velho participam, nos dias 10 e 11 de fevereiro, no auditório da Faculdade Católica de Rondônia, de um seminário para a elaboração do Plano Operativo Local (POL), uma ferramenta que vai auxiliar profissionais da área da infância no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
O Plano Operativo será elaborado a partir de informações coletadas ao longo dos anos junto a organizações governamentais e não governamentais que fazem parte da Rede de Enfrentamento, como secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação e de ONGs, que de uma maneira ou de outra, lidam com a realidade da violência sexual contra crianças e adolescentes. “Vamos construir o Plano com base nas informações que serão apresentadas durante o seminário, mas seguindo os eixos do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil e nos planos de enfrentamento Estadual e Municipal”, adiantou Estrela Amoedo, coordenadora do evento.
A elaboração do Plano Operativo Local faz parte das ações do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR) que tem entre seus principais objetivos a articulação e o fortalecimento da rede de políticas públicas. O próximo município a elaborar seu Plano Operativo será Guajará-Mirim, que realizará um seminário semelhante ao de Porto Velho, nos dias 18 e 19 de fevereiro.
“Esse é um momento muito interessante para os integrantes da Rede de Enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes porque vão discutir exclusivamente a problemática da violência sexual e não em meio a outras violências. É uma oportunidade que as instituições terão para buscar meios de combate à violência sexual sem ficar aguardando pelo governo”, detalha Estrela.
Durante o seminário será feita a escolha dos representantes da Comissão Local do PAIR, que terão um importante papel de mobilização de todos os setores para a efetiva execução do Plano Operativo, além de responsabilidade do monitoramento e avaliação das ações nele previstas.
O seminário para elaboração do Plano Operativo Local está sendo coordenado pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (CDCA). Em Porto Velho o seminário será nos dias 10 e 11 de fevereiro, das 8h às 17h, na Faculdade Católica (Rua Gonçalves Dias, Centro).