Se 2008 foi o ano de maior produtividade do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), as ações no início deste ano mostram que 2009 irá superar o quantitativa de trabalho do último ano.
Na última semana o diretor executivo do órgão, Dilmar Golin, enviou para a Superintendência de Licitação (Supel) duas obras de asfaltamento as quais devem receber ordem de serviço no início do verão amazônico, pelo governador Ivo Cassol. Nesta semana, o diretor-geral do Departamento, Jacques Albagli, disse que até o início de abril serão enviados para licitação mais quatro projetos de pavimentação asfáltica. Afirmou também que em 2009 serão licitados nove projetos de asfaltamento, que irão representar mais 300 quilômetros de estradas asfaltadas, num investimento superior a R$ 200 milhões, oriundos de recursos próprios do Estado.
Na última semana foram colocados para licitação os projetos de pavimentação da RO-473, 26 quilômetros ligando Urupá a Alvorada do Oeste, e da RO-492, 38 km interligando São Felipe a Parecis. Os projetos que serão enviados para licitação em abril são os seguintes: da RO-458, da BR-364 ao distrito de Triunfo (em Candeias); da RO-462, Campo Novo de Rondônia até a Vila União/Buritis/BR-421 (região de Ariquemes); da RO-464, da BR-364 a Tarilândia (região de Jaru), e da RO-267, de Castanheira ao entroncamento da RO-479 (região de Rolim de Moura).
No segundo semestres serão licitados outros três projetos: da BR-421, entroncamento da RO-460 a Campo Novo; da RO-135, de Alta Floresta ao distrito de Marcão, e da RO-491, de Santa Luzia a São Felipe. “O governador Cassol quer lançar todas estas obras no decorrer do ano. Somando as obras inauguradas por esta administração, as obras em andamento e mais estas que serão lançadas, serão quase mil quilômetros de estradas estaduais asfaltadas pela atual administração”, ressaltou.