Medicina da São Lucas realiza Expedição Científica ao Rio Purus

Medicina da São Lucas realiza Expedição Científica ao Rio Purus

Medicina da São Lucas realiza Expedição Científica ao Rio Purus

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Equipe composta de 20 alunos e professores do Departamento de Medicina da Faculdade São Lucas (FSL) e de pesquisadores do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), com sede em Manaus, da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e da USP (Universidade de São Paulo) realiza, no período de 31 de janeiro a 8 de fevereiro, uma Expedição Científica ao Rio Purus, no interior do Amazonas, com o objetivo de estudar algumas doenças tropicais na região, dentre as quais tripanossomíase, mansonelose e doenças transmitidas por carrapatos. A pesquisa é patrocinada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Prefeitura de Lábrea, município do interior amazonense, com apoio do Ministério da Saúde.
A Expedição Científica contará com a presença do emérito cientista e atual presidente do INCOR (Instituto do Coração), Doutor Erney Plessmann, além do Professor Doutor Sérgio Basano (FSL), Professor Doutor Odécio Cáceres (DCR/CNPq), Professor Doutor Marcelo Labruna (USP), Professor Doutor Jansen Medeiros (Inpa), Professor Doutor Gilberto Fontes (UFAL) e Professor Doutor Luís Marcelo Aranha Camargo (FSL/USP).
Um dos principais objetivos da Expedição é atender a uma solicitação do Ministério da Saúde no sentido de estudar melhor as manifestações clínicas da mansonelose e seu tratamento. Estudos conduzidos pelo Professor Basano (FSL) na execução de sua tese de doutoramento e por alunos PIBIC da FSL, em setembro de 2008, indicam que até 80% da população local é portadora do helminto Mansonella ozzardi, transmitida pela picada do pium (simulídeo). Pouco se sabe ainda sobre as manifestações clínicas da parasitose e a maneira mais adequada de tratamento. A idéia é selecionar 50 pacientes infectados, caracterizar aspectos clínicos da parasitose e testar a droga ivermectina (já usada no tratamento de parasitoses humanas) para medir a eficácia e a eventual ocorrência de efeitos colaterais na população. Em paralelo ao estudo humano, o Professor Medeiros (Inpa) irá capturar piuns para a caracterização da fauna local e tentar identificar a espécie transmissora.
A equipe do Professor Plessmann (Incor), por sua vez, irá caracterizar as espécies de tripanosomatídeos (parasita similar ao que causa a doença de Chagas humana) em répteis e anfíbios amazônicos. Em consonância com os demais cientistas, o Professor Labruna (USP) ampliará seus estudos na descrição da fauna de carrapatos e de doenças por eles transmitidas na Amazônia brasileira.
Os alunos da FSL selecionados são alunos bolsistas PROUNI ou PIBIC e têm sido capacitados ao longo de sua formação acadêmica na realização de pesquisas e atendimento médico da população. O estudo será desenvolvido durante todo o ano de 2009 e mais 20 alunos da FSL participarão das futuras visitas ao Purus, no sentido de acompanhar a população tratada com ivermectina.
 
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS