Mais uma vez, o Carnaval de Porto Velho vai contar na avenida com a irreverência do bloco alternativo Jegue do Santo Antônio, criado por moradores do tradicional bairro da Capital de Rondônia. Lançado em 2007, a agremiação desfila na segunda ? feira de momo, a partir das 14h, conforme o seu presidente de honra, João do Vale que participou da prévia no último sábado, 24.
O primeiro evento deste ano denominado Feijão, Frevo e Jegue aconteceu na Estribaria do Jegue no Parque de Exposições ao som de pagode e machinhas de carnavalescas.
A presidente do bloco Zilene Rabelo, tem uma explicação didática para definir porquê o quadrúpede foi eleito como símbolo da farra. ?O jegue ? é um mamífero, muito difundido no mundo, e utilizado desde tempos imemoriais como animal de tração e carga, mais conhecido como jumento ou, carinhosamente, jegue, jerico entre outros nomes e que conquista a todos pela sua simpatia?.
Ela admite que a denominação foi inspirada no bloco Vagabundo do Jegue de São Luis do Maranhão, estado de origem da significativa maioria dos associados do Jegue portovelhense que são fiéis participantes do Galo e da banda do Vai Quem Quer. ?Quinta e sábado é pouco?, ponderou Zilene para justificar o surgimento do Jegue do Santo Antônio no penúltimo dia do calendário da folia.