ARTIGO - Cassol e Raupp na cabeça. E Cleide? - Por Valdemir Caldas

ARTIGO - Cassol e Raupp na cabeça. E Cleide? - Por Valdemir Caldas

ARTIGO - Cassol e Raupp na cabeça. E Cleide? - Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quando afirmei, semana passada, neste mesmo espaço de jornal, que não vejo a menor possibilidade de a senadora Fátima Cleide, do PT, ser reconduzida ao Senado da República, em 2011, nem emplacar o governo do Estado, houve quem se abespinhasse, saísse do ponto e partisse em tropelia contra o autor da coluna, com insinuações capciosas.
A acefalia correu solta. Disseram, por exemplo, que eu tenho alguma coisa de pessoal contra a senadora. Não é verdade. Depois, que eu a critico simplesmente para tentar conseguir um emprego em seu gabinete. Também não é verdade. Houve, ainda, quem condicionasse a profissão de jornalista (a cuja categoria não pertenço), como supedâneo para o exercício da livre manifestação de pensamento, a que todos têm direito. E por aí afora.
Uma pesquisa de intenções de voto, recentemente realizada pelo Instituto Phoenix e divulgada pelo jornal eletrônico O OBSERVADOR, entre os possíveis candidatos ao Senado, reforçou o que eu dissera e, de quebra, revelou aquilo que muita gente já sabia, mas que somente o petismo insiste em não admitir, ou seja, as duas vagas, para representar o Estado de Rondônia, a partir de janeiro de 2011, já têm dono: uma é do governador Ivo Cassol e, a outra, continuará sendo ocupada pelo senador Valdir Raupp. De acordo com a sondagem, ambos aparecem na dianteira, tecnicamente empatados.
Na seqüência, vem o prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni, seguido do empresário Acir Gurgacz. A senadora Cleide aparece em quinto lugar, como menos de seis pontos percentuais. Se a eleição para o Senado fosse hoje, a petista seria carta fora do baralho eleitoral, segundo a pesquisa da Phoenix.
Quer queira, quer não queira, Cassol e Raupp são dois expoentes da política rondoniense. E marcam baliza por onde deverá passar a sucessão estadual de 2010, ao lado da deputada federal Marinha Raupp, do prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, e do senador Expedito Junior (que, apesar dos incontáveis problemas judiciais que o atormentam, tem papel de relevo no tabuleiro eleitoral).
Negar essa obviedade, contudo, seria o mesmo que tentar tapar o sol com uma peneira. Mas o petismo teima em remar contra todas as evidências.
Vê-se, pois, que a senadora Cleide terá que percorrer um caminho espinhoso, cheio de obstáculos, quase instransponíveis, se, realmente, deseja alcançar seus propósitos de permanecer, na capital federal, por mais oito anos.
O aconselhável, porém, seria Cleide tentar uma vaga para a Assembléia Legislativa, uma vez que os números para o governo do estado também não lhe são nada animadores. A briga vai ficar mesmo centralizada entre Expedito e Marinha (ou Confúcio).
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS