MS supervisiona ações de controle da malária na capital

MS supervisiona ações de controle da malária na capital

MS supervisiona ações de controle da malária na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Profissionais da saúde do município e de todo o estado participaram esta semana de uma vasta programação supervisionada pela Coordenação Nacional do Programa de Controle da Malária do Ministério da Saúde. A abertura teve a presença do assessor técnico do Programa Nacional de Malária, Rui Braz.
 De acordo com o calendário de atividades, de 12 a 16 de janeiro, foram realizados vários encontros, discussões e visitas às unidades de Saúde do município, onde foram feitas coletas de dados e apresentadas sugestões, desde a revisão de formulários de supervisões e requisições de medicamentos, até uma avaliação da forma de distribuição de medicamentos nos laboratórios.
 Durante a reunião também foi apresentado aos técnicos a Guia de Gestão Local do Controle da Malária/Supervisão do Cumprimento das Diretrizes de Diagnóstico, Tratamento e Vigilância de Malária e Gestão Local de Medicamentos e Insumos. Com a utilização da guia, os técnicos da Semusa poderão analisar melhor as atividades desenvolvidas no setor. Os técnicos também acompanharam as ações de entomologia e controle de vetores.
 Ao final das atividades, os participantes discutiram ainda o plano de ação de controle da malária da UHE de Sto Antônio, com participação dos técnicos dos governos federal, estadual e municipal e do Comitê Gestor da Saúde, que tem como coordenador o médico Silas Rosa.
A malária na capital
 Em 2006, com a implementação de ações de controle do vetor e melhoria da oportunidade de diagnóstico e tratamento, foi ultrapassada a meta de diminuição em 15% da malária, atingindo 19%. Em 2007, houve também uma diminuição de 8,61% no número de casos em relação a 2006. Já em 2008, a diminuição foi na ordem de 30,34%.
Participaram da semana de supervisão de medicamentos de insumos no controle da malária, a diretora do departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da secretaria municipal de Saúde, Régia Martins, a responsável pelos medicamentos, Nonata Silva, a responsável pela divisão de apoio diagnóstico, Roberta Medeiros, consultora da CGPNCM no município, Suzaine Garcia, a diretora Centro de Controle de Zoonoses, Deuzeli Pereira, o chefe da divisão de controle de endemias, Roberto Nakaoka, a diretora do departamento de Atenção Básica, Carol Cordeiro, os supervisores municipais do controle da malária, além da coordenadora estadual da malária, Rute Bessa, do representante do LACEN, Fábio Storer e do consultor da CGPNCM no estado, Marcelo Campos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS