A BPC - Base de Policiamento Comunitário da Polícia Militar em Cacoal tem desenvolvido vários projetos dentro da filosofia de Polícia comunitária, uma estratégia que proporciona parceria entre a população e a polícia, baseada na idéia de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas atuais. Jovens no município concluíram cursos de violão, teclado saxofone e outros.
Em noite de muita emoção, a Polícia comunitária concluiu no dia 20 de dezembro de 2008, no bairro Teixeirão, em Cacoal, as atividades escolares do 1º ano do Projeto Música na comunidade. O projeto na fase inicial contou com 20 crianças e adolescentes do setor comunitário, as quais receberam aulas de violão, teclado e saxofone; trabalho na valorização pessoal e diminuição do tempo ocioso.
Os equipamentos musicais, salário dos professores e uniforme dos alunos , foram custeados por empresários do município e também por policiais militares da Unidade. As aulas foram ministradas na sala de instrução da Base de Policiamento e todo o projeto tem a coordenação do PM Tércio Silva Flor. Para 2009 almeja-se estender as aulas para cerca de 50 adolescentes. O Policiamento Comunitário existe desde a formação das primeiras comunidades, evoluindo constantemente e conjuntamente com estas.