A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) atravessou a fronteira do Brasil para a Bolívia em busca de imunizar o gado do país vizinho e assim fazer o Estado de Rondônia livre da febre aftosa.
Por isso, o trabalho eficaz da Idaron foi destaque da edição de hoje do programa Globo Rural da TV Globo. Na matéria exibida na manhã desta terça-feira, 23, mostra a equipe Agência de Defesa Sanitária vacinando o gado boliviano. A imunização alcança uma faixa de 1.444 quilômetros de extensão com cerca de 30 quilômetros de largura.
O presidente da Idaron, Augustinho Pastore, afirmou na entrevista que mesmo com a falta de estrutura no país vizinho não vai deixar de vacinar o gado boliviano. “Muitos não imaginam a dificuldade que é vacinar do outro lado da fronteira, devido a falta de infra-estrutura. Os nossos técnicos passarão mais de 40 dias fora de casa para imunizar o rebanho do país vizinho. Mas essa finalidade é nobre, porque estaremos protegendo também as criações rondonienses. Ainda bem que os produtores da Bolívia apóiam nosso trabalho”, disse Pastore.
A estimativa do presidente da Idaron junto aos parceiros bolivianos é vacinar nove mil cabeças de gado. A matéria na íntegra está no site do Globo Rural que pode ser acessado por este link abaixo:
http://globoruraltv.globo.com/grural/0,27062,LTO0-4370-332405,00.html