O senador Expedito Júnior (PR/RO) agradeceu ao presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN), por ter cumprido a palavra e incluído na pauta de votações de ontem à noite a PEC nº 56/2001 que regulamenta a aposentadoria do extrativista vegetal. Na semana passada, Expedito Júnior havia solicitado a Garibaldi Alves que incluísse a matéria na Ordem do Dia (pauta de votações) para a análise em segundo turno.
A proposta prevê que os seringueiros tenham direito à aposentadoria com redução de cinco anos no tempo de idade exigido: aos 60 anos de idade, se homem, e aos 55 anos, no caso das mulheres. A matéria, que já havia sido aprovada em primeiro turno em 12 de dezembro de 2007, foi aprovada agora por unanimidade, com 62 votos favoráveis, e segue para análise da Câmara dos Deputados.
A matéria é de autoria da senadora Marina Silva (PT/AC). “Essa é uma homenagem que se faz a todos os seringueiros do Brasil, no mês em que o Congresso Nacional homenageou a memória de Chico Mendes. Cumprimento Vossa Excelência e não poderia deixar de cumprimentar a autora do projeto, a Senadora Marina Silva”, afirmou Expedito Júnior.