Respeito ao consumidor - Valdemir Caldas

Respeito ao consumidor - Valdemir Caldas

Respeito ao consumidor - Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O consumidor portovelhense, de modo geral, precisa parar para repensar o seu comportamento diante do descaso de certos comerciantes.
Quando se fala em consumidor, a projeção é para um número considerável de pessoas que, apesar de classe média, e até mesmo mais pobres, com ganhos modestos e sacrificados, quando entram num supermercado, acabam comprando gato por lebre.
Enquanto noutras cidades brasileiras a população grita, xinga e reclama pelos seus direitos, na capital, muitas pessoas parecem que vivem no mundo da lua, pagando preços abusivos que lhes são apresentados e, o que é pior, aceitando produtos adulterados ou estragados, sem pestanejar.
Enquanto isso, canalhices e mais canalhices são perpetradas contra o consumidor portovelhense. Ainda agora, chega-nos a notícia de que um conhecido supermercado da capital foi condenado por vender uma caixa de chocolate pobre a uma consumidora, em maio de 2005, conforme informou o jornal TUDO RONDONIA.
O Departamento de Vigilância Sanitária (estadual e municipal), o PROCON e as entidades de defesa do consumidor, precisam agir com mais rigor, no sentido de coibir essas e outras bandalheiras que vêm sendo cometidas contra a sociedade.
A era da impunidade acabou, com a chegada do Código de Defesa do Consumidor. Controle de qualidade rígido precisa ser a tônica entre o comércio e a indústria, entre o comércio e os fornecedores.
Isso porque, são os comerciantes que repassam os produtos para o consumo da população e, portanto, são eles que recebem toda a carga de reclamações, de protestos, de clamores quando um produto está deteriorado, ou uma mercadoria está com defeito, estragada, ou apresenta qualquer deformação, sempre no seu aspecto de qualidade.
O comerciante, por sua vez, precisa pressionar o fabricante, o fornecedor, para evitar que o primeiro vire pára-choque de todas as reclamações.
Se, de um lado, o Código de Defesa do Consumidor protege os interesses de quem compra; por outro lado, quem vende precisa exigir controle de qualidade das mercadorias. Assim, todos sairão ganhando.
Agora, o que se não pode aceitar, admitir, é que haja uma desconsideração, um desmazelo, uma tremenda falta de respeito para com o consumidor, oferecendo-lhe produtos de péssima qualidade, mercadorias pobres, impróprias para o consumo humano.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS