Emater incentiva cidadania no campo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ter documento é importante na vida de qualquer cidadão. Com ele tudo é mais fácil, fazer matrícula do filho na escola, contar o tempo de serviço para aposentadoria, abrir uma conta no Banco. Para diminuir o número de pessoas sem documentos, na zona rural, a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), em Ouro Preto do Oeste, tem participado de ações de incentivo à emissão de documentos entre jovens e adultos da zona rural.
O objetivo é viabilizar às famílias rurais, que têm maior dificuldade ao acesso desses serviços, a emissão de carteiras de trabalho, registros de nascimentos e Cadastro da Pessoa Física (CPF), entre outros. A iniciativa partiu do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), através do Programa Nacional de Documentação do Trabalhador e Trabalhadora Rural e foi abraçado pela equipe da Emater que entende ser esse um trabalho de resgate à cidadania e de inclusão social, capaz de promover o desenvolvimento do agricultor e sua família.
A desigualdade social ainda é uma realidade em Rondônia e acarreta problemas e prioridades diferenciadas. Essa desigualdade demanda estratégias distintas de ações a serem desenvolvidas nos municípios, na perspectiva do desenvolvimento local sustentável. Para isso as equipes fixaram-se em pontos estratégicos, tanto nas comunidades rurais, como na cidade e os documentos foram emitidos sem custo para o trabalhador rural. Segunda a extensionista social da Emater, Maria Verônica Ventura de Oliveira, o que mais foi solicitado pelo público da zona rural foi a emissão carteira de trabalho, principalmente entre os jovens, e passe livre interestadual e intermunicipal, para idosos. “Com a carteira de trabalho nas mãos o jovem rural garante a sua estabilidade registrando-se como trabalhador rural”, diz Verônica. Com isso o jovem rural também terá mais facilidade de acesso à benefícios como auxílio natalidade ou mesmo em casos de acidentes. Já, os idosos terão mais oportunidade de poder sair, visitar suas famílias e gozarem de seus direitos conquistados pelos anos de vida e experiência vivida.
Com essa ação a Emater está cumprindo uma de suas metas que é a de primar pela melhoria da qualidade de vida das famílias, garantindo-lhes equidade e fortalecendo a inclusão social.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!