O Estado de Rondônia, representado pelos pescadores, aquicultores e produtores é favorável à criação do Ministério da Pesca e Aqüicultura. A afirmação foi confirmada no relatório apresentado pela Deputada Federal Marinha Raupp (PMDB-Rondônia) ao presidente da Comissão Especial da Pesca, Deputado Flávio Bezerra, nessa quarta-feira (10/12), em Brasília. O documento é resultado de audiência pública realizada na última sexta-feira, em Presidente Médici, onde a Deputada Marinha se reuniu com o Setor pesqueiro para debater a realidade e os anseios da categoria em relação à criação do Ministério da Pesca.
Também foi apresentado pela parlamentar rondoniense Moção de Apoio e Congratulação à transformação da atual Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, em Ministério. A Moção, proposta pelo deputado Chico Paraíba (PMDB), foi aprovada por unanimidade pelos presentes. Para a Deputada Marinha Raupp, o encontro foi positivo e contribuirá para fortalecimento da pesca em Rondônia, uma vez que o Setor pesqueiro pôde participar e dar sugestões na criação de um importante órgão, que é o Ministério da Pesca. Ela também agradeceu a participação das colônias e Associações de Pescadores, entre outras autoridades no evento.
A Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei nº 3.960/2008, que dispõe sobre a transformação da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, da Presidência da República, em Ministério, do qual a Deputada Marinha Raupp é titular, deverá voltar a se reunir na próxima semana. Segundo Marinha, a Comissão está empenhada em garantir a criação do Ministério da Pesca, pois segundo ela, o órgão será essencial para o Setor pesqueiro de todo o país, contribuindo para a geração de emprego e renda, fixação das comunidades em seus locais de origem, além do combate à desigualdade social