Próximo sábado terá Vacinação anti-rábica em Vilhena
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Meta - A intenção da equipe da Vigilância Sanitária é cumprir 100% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de cobertura vicinal canina e felina, correspondente a 13.391 cães e 3.855 gatos.
Duas vezes no ano – Em virtude de Vilhena estar situada na divisa com o Estado do Mato Grosso foram realizadas pela Prefeitura, por questão de segurança da população, duas campanhas anti-rábicas, neste ano. Calcula-se que em torno de 14 mil cães e quatro mil gatos foram vacinados no mês de maio. No mês de outubro, em cumprimento à Campanha Nacional de vacinação anti-rábica, foi praticamente vacinado o mesmo número de animais.
Raiva –Conforme informações do Instituto Pasteur, todos os animais mamíferos são suscetíveis à Raiva, doença que pode ser transmitida aos seres humanos. É causada por um vírus mortal que envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução da doença. A imunidade pode ser adquirida através da vacinação.
Tratamento – A pessoa mordida pelo animal infectado deve procurar socorro médico, pois ao surgirem os sintomas excitatórios (hidrofobia) a morte é certa e a terapia consiste apenas em aliviar os sintomas e diminuir o sofrimento do doente. Após a mordidela ou arranhadela de animal, a ferida deve ser lavada cuidadosamente com água e sabão e o indivíduo deve ser vacinado. No entanto, é importante que pessoas mordidas por animais selvagens ou cães não vacinados, mesmo que não saibam se estavam raivosos, consultem imediatamente o médico e recebam a vacina no mesmo dia ou no dia seguinte.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!