O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Tasso Azevedo, chega amanhã, dia 9, em Poznan, na Polônia, como membro da delegação brasileira na 14ª Conferência das Partes, da Convenção/ IV da Nações Unidas, sobre Mudança Climática.
Azevedo apresentará, junto com o ministro Carlos Minc e a Secretaria de Mudanças Climáticas Suzana Kahn, um painel sobre o Fundo Amazônia e o Plano Nacional sobre Mudanças Climáticas, num evento que contará também com a presença dos ministros do meio ambiente da Noruega, Erik Solheim e da Alemanha, Sigmar Gabril.
Azevedo está otimista em relação ao encontro na Polônia porque considera que o tema floresta entrou definitivamente na agenda da Conferência do Clima e também pelo fato de o Brasil ter conseguido apresentar metas objetivas de um plano de combate à perda de cobertura florestal, maior meio de emissões de gases do efeito estufa no País.
"Ao estabelecer meta de redução do desmatamento e o fim da perda de cobertura florestal até 2015, o Brasil deu um passo importante para provocar uma posição muito mais radical dos países desenvolvidos – chamadas Anexo I – em relação as suas metas de redução das emissões" afirma ele. "Aliamos isso a um mecanismo de implementação muito objetivo e simples que é o Fundo Amazônia" complementa.
A inclusão de várias medidas de promoção do uso sustentável da floresta como ações fundamentais da implementação do PNMC também foi comemorada "o aumento da base florestal plantada de 5,5 para 11 milhões de hectares, incluindo 2 milhões de hectares de florestas nativas e a implementação de 4 milhões de hectares de concessões florestais e outros 4 milhões de manejo florestal comunitário são ações fundamentais para que a floresta em pé tenha mais valor do que o uso alternativo do solo e assim promova a mitigação dos gases de efeito estufa" afirma Azevedo.
"O uso sustentável da floresta é a chave para sua conservação", afirma ele.
Serviço - O Painel de Azevedo será "Fundo Amazônia: uma realidade em curso", dia 11/12, às 13:15hs (horário local), na sala Swan, Centro de Convenções, 14ª Conferência das Partes, da Convenção/ IV da Nações Unidas, sobre Mudança Climática, Poznan, Polônia. Mais informações: http://unfccc.int.