Inesquecível, criativo, emocionante. Esses foram alguns termos utilizados pela equipe coordenadora do projeto "Herança Cultural" realizado na manhã de sábado (22) na Escola Estadual Plácido de Castro, em Jaru. O evento envolveu alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio, com os temas Ditadura Militar, Bossa Nova, Tropicalismo e Jovem Guarda. Artistas como Caetano Veloso, Celi Campelo, Vinícius de Morais, Gilberto Gil, Toquinho, Tom Jobim, dentre outros, fizeram parte do repertório de atrações que foram apresentadas com louvor pelos estudantes. As responsáveis pela façanha foram às educadoras Ivanete Cardoso Martins e Ilana Augusta Cordeiro, que ministram a disciplina de Língua Portuguesa na referida unidade de ensino e desenvolvem em parceria desde o início do ano inúmeros projetos voltados à qualidade do ensino.
A professora Marli Cahulla, secretária Estadual de Educação considera de suma importância ações desta envergadura. "É a oportunidade para que os alunos mostrem suas habilidades na música, na dança, na arte de representar e no domínio de palco. Eventos desta natureza contribuem para a descoberta de talentos, para desinibir e preparar para os improvisos que a vida nos impõe na luta diária. São experiências enriquecedoras que certamente farão parte da vida dos estudantes quando adentrarem o mercado de trabalho" – analisa a titular da Seduc.
Um grande público compareceu à Escola Plácido de Castro para prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelos educandos da instituição e se maravilhou com o grande talento existente na referida escola e que está sendo devidamente valorizado pelo corpo docente da instituição. As apresentações feitas pela classe estudantil da escola foram dignas de uma mega produção. A cada trabalho apresentado um novo cenário era montado de acordo com a época retratada e a temática abordada, tendo ainda os alunos devidamente caracterizados de acordo com o contexto do período.
A Direção da Escola Plácido de Castro, por meio das educadoras Rosana Giacomini e Maria Graciana Ribeiro Cantanhêde fez questão de parabenizar todos os estudantes que participaram do projeto em questão salientando que constantemente estão sendo realizados inúmeros projetos que facilitam a aprendizagem dos alunos de uma forma dinâmica e inovadora. A Diretoria salientou que a criatividade dos educadores da escola ao elaborar projetos de forma criteriosa e de acordo com a realidade dos alunos facilita o acesso dos estudantes ao aprendizado contínuo e a descoberta de seus dotes artísticos e literários. Maria Helena Evangelista de Souza, coordenadora Pedagógica da Representação de Ensino (REN) de Jaru esteve na escola para prestigiar as atividades e salientou que o projeto desenvolvido contribui para a melhoria do ensino em virtude da iniciativa ter como alvo principal a autodescoberta de novos talentos e de reviver momentos históricos do Brasil. O projeto Herança Cultural foi encerrado por volta das 11h da manhã com a música É Preciso Saber Viver, tendo o "sabor de quero mais". Tudo indica que novas atividades serão desenvolvidas no próximo ano, tornando assim o projeto como parte integrante do calendário cultural do município de Jaru.