Notícias da Região Norte - Acre, Amazonas e Roraima
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
ACRE
Dupla espanca e estupra dona-de-casa
Investigadores da Delegacia de Crimes contra a Mulher não tinham até a manhã de ontem pistas de dois homens que na madrugada de domingo espancaram e estupraram uma dona-de-casa de 35 anos.
Segundo denúncia, o fato ocorreu por volta de uma hora de domingo. Nesse horário, a mulher retornava de uma festa de aniversário e caminhava pela Rua Santa Terezinha, bairro Seis de Agosto, quando foi atacada pelos desconhecidos. Primeiro, eles tentaram fazer com que ela aceitasse a relação sexual com ambos de livre e de espontânea vontade. Como ela se recusou, passou a ser espancada para em seguida ser levada à força para um matagal.
Saciados, a mulher depois foi socorrida por uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Até a manhã de ontem, ela permanecia sob observação na Maternidade de Clínica de Mulheres Bárbara Heliodora.
AMAZONAS
Miséria posiciona Manaus em segundo lugar entre as capitais do Brasil
Manaus tem a segunda pior situação de miséria entre as capitais do Brasil, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF). Segundo dados divulgados ontem (24) pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o IDF de Manaus é de apenas 0,49, o mesmo índice apresentado por Belém (PA) e Rio Branco (AC). As informações são doDiário do Amazonas.
As capitais que apresentaram o pior índice foram as de Porto Velho (RO) e Macapá (AP), com 0,48, de acordo com o ministério. Numa avaliação geral, o Amazonas detém a pior situação de miséria do Brasil.
Os melhores índices foram conquistados por Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), com 0,58, e Curitiba (PR), com 0,59.
A média nacional para o IDF, de acordo com o MDS, é de 0,60. "É um indicador que fiunciona mais para pressionar os gestores a atuar nas áreas mais deficitárias", afirmou o técnico do MDS Fernando Gaiger.
Abaixo
A pesquisa do Ministério aponta que Manaus fica muito abaixo de outros municípios amazonenses em relação aos indicadores do IDF. No indicador vulnerabilidade, por exemplo, que mede o volume de recursos que a família com membros vulneráveis (mães solteiras, idosos, crianças e deficientes físicos), precisam ter a mais para conseguir se sustentar.
RORAIMA
A Coordenação Regional da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) informou que até a tarde de ontem 1.769 empresas, na grande maiorira de comércio e serviços, já estavam efetivamente cadastradas junto à instituição para operar com a Área de Livre Comércio de Boa Vista.
O coordenador Joel de Sousa Cruz disse que só na semana passada foram feitas 17 vistorias em empresas que deram entrada ao processo. “Uma média de 4 a 5 empresários nos procuram diariamente”, destacou.
Ele lembrou que para que o procedimento aconteça de forma mais rápida é necessário que os empresários entreguem toda a documentação exigida pela Suframa, e que questões como o local de funcionamento e placa, sejam fornecidos pelo empresário. “Somente empresas que estejam funcionando de fato receberão o cadastro da Suframa”, ressaltou.
Joel Cruz explicou que os interessados devem acessar o site da instituição e dar início a todo o processo, e apenas após imprimir a guia de cadastramento é que devem procurar a Suframa com toda a documentação original solicitada para que a vistoria seja agendada. Segundo ele, em 72 horas após fazer o cadastramento via internet, o empresário procura o órgão e após o mesmo prazo é feita a vistoria.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!