O Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Recuperação de Áreas Desflorestadas – CRAD, realiza, a partir do dia 02 de dezembro, o plantio de cinco mil mudas de espécies nativas da Amazônia, nas margens do rio Boa Vista, em Ouro Preto D´Oeste.
A preocupação com os impactos do aquecimento global levou o órgão ambiental a firmar um termo de compromisso com a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia-FIERO, para implantação do Projeto de Neutralização de Carbono, considerando o interesse pela conservação ambiental, o desenvolvimento da flora e a proteção da fauna.
De acordo com o coordenador de educação executiva do IEL, Fernão Leme Carvalho, técnico de nível superior da Fiero, o objetivo principal da parceria é a predominância do uso das árvores para compensação de gases de efeito estufa emitidos pela Fiero, no ano de 2008.
“Esse trabalho somente é possível, graças a parceria entre Fiero, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Sesi, Senai, IEL, Sipam e a ONG Iniciativa Verde de São Paulo, que leva a Fiero a ser a primeira federação do Brasil a neutralizar todas as emissões de carbono, com os cálculos baseados no Protocolo de Kioto”, ressalta Fernão, frisando ser uma ação inédita de órgãos comprometidos com o meio ambiente de Rondônia.
O comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, tenente coronel PM Josenildo Jacinto do Nascimento, alerta que, se todas as emissões de gás carbônicos fossem compensados com plantio de mudas, certamente estaríamos contribuindo para um futuro melhor. “A idéia não é apenas plantar, mas também adotar e cuidar das mudas até que virem árvores, absorvam carbono da atmosfera e preservem o solo, a água e a biodiversidade”, enfatiza Josenildo.
Fernão explica ainda que o município de Ouro Preto foi escolhido, após levantamento feito pelo Serviço de Proteção da Amazônia – SIPAM, haja visto que o abastecimento de água já está comprometido. Logo no início do ano de 2009, a Fiero pretende conscientizar todas as indústrias, quanto a importância da Neutralização de Carbono.
O presidente do Sistema Indústrias de Rondônia, Euzébio André Guareschi informa que este programa é uma forma de estimular as empresas rondonienses a adotar ou ampliar suas políticas de responsabilidade com o meio ambiente.
“Plante uma árvore. A Natureza e a sua cidade agradecem”, orienta o tenente coronel Josenildo.