Uso de biocombustíveis desacelera aquecimento global

Uso de biocombustíveis desacelera aquecimento global

Uso de biocombustíveis desacelera aquecimento global

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A produção e uso de bioetanol de cana-de-açúcar como combustível pode desacelerar o aquecimento global do planeta Terra, um dos grandes desafios da humanidade no século XXI. A consideração é dos peritos que participam na Conferência Internacional sobre Bio- combustíveis na cidade brasileira de São Paulo.
Os trabalhos da conferência decorrem a nível de peritos com o debate sobre “biocombustíveis e mudanças do clima - mitigação das emissões de gases de efeito estufa, mudança do uso da terra e análises do ciclo de vida de cada tipo de combustível”.
Biocombustíveis e sustentabilidade, a segurança alimentar e geração de rendimento das famílias e os desafios para os ecossistemas são outros temas abordados durante a conferência.
As intervenções dos participantes concorreram para a necessidade de adopção de uma agenda comum internacional que permita direccionar os investimentos de vários países no fomento da indústria de biocombustíveis, como forma de garantir a segurança energética e um desenvolvimento sustentável.
“A cana-de-açúcar é uma matéria-prima renovável, que se desenvolve rapidamente, com safras anuais e de alta capacidade de absorção de CO2 (dióxido de carbono) da atmosfera, um dos principais elementos que mais contribuem para o efeito estufa”, defendem os participantes da conferência.
Ainda de acordo com os peritos, o interesse pelo uso de biocombustíveis é impulsionado pela necessidade urgente de se atenuar os efeitos de aquecimento global do planeta e tornar o mercado energético, hoje muito dependente do crude, mais competitivo e estável.
As fontes do etanol são renováveis e a sua produção e utilização, acima de tudo, menos poluentes, com reduzidas emissões de gases de efeito estufa, ao contrário dos combustíveis fósseis (gasolina, gasóleo) cujo consumo é o principal responsável pelo aquecimento global do mundo.
O bioetanol, menos tóxico e pouco poluente, pode ser produzido a partir da “cana-de-açúcar, do milho, beterraba, trigo, da mandioca, entre outras fontes” e garante a sustentabilidade das economias nacionais e a protecção do meio ambiente, sustentam os prelectores.
O consumo de gasolina e gasóleo (fósseis) representam 90 porcento de energia consumida em transportes e 35 porcento da energia global consumida, referem estudos afins.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS