Intitulado “Pontos de Cultura” o projeto é resultado de uma parceria entre o Governo de Rondônia, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, e o Ministério da Cultura – MINC, que busca através desses programas promover uma melhoria no desenvolvimento de projetos culturais em todo país. No caso de Rondônia, o momento é especial, pois é a primeira vez que o estado volta as atenções para alavancar a cultura regional , tendo o apoio do governo federal e com isso proporcionando aos produtores culturais, tanto da capital como do interior, meios para desenvolver seus projetos.
Inicialmente serão lançados 30 pontos de cultura, onde cada ponto vai receber 60 mil reais por ano num período de 3 anos consecutivos para financiar seus trabalhos, o que dá um total de 1 milhão e 800 mil reais anualmente. O Governo do Estado vai entrar com uma contrapartida de 40% desse valor. ”Esse tipo de programa visa fortalecer a cultura,além de incentivar os produtores do nosso estado a produzirem mais e melhor, mas o principal foco do projeto é sem dúvida a inclusão social, serão priorizados os trabalhos que tenham essa visão, que atendam não somente uma pessoa , mas sim a comunidade”- enfatizou Jucélis Freitas, Secretário de Estado da Cultura, Esporte e Lazer.
O “Pontos de Cultura“ conta com uma equipe técnica de sete profissionais que trabalham na elaboração do projeto desde o mês de setembro deste ano, entre eles estão: Antônio Ocampo, Joaquim Duarte, Jesuá Johnson. Wilson Fernandes, Cleverson Santana, José Monteiro e João Zogbi.
A meta do Ministério da Cultura é de dobrar a quantidade de projetos ainda em 2009. E no dia 02 de dezembro será lançado oficialmente o edital, na Casa da Cultura Ivan Marrocos, mais informações podem ser obtidas através do site: www.secel.ro.gov.br a partir do dia 02 de dezembro deste ano.