Primavera intensifica campanha contra a dengue

Primavera intensifica campanha contra a dengue

Primavera intensifica campanha contra a dengue

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“Dia D” é o tema da campanha contra dengue que será realizada na próxima quinta-feira (20) no município de Primavera de Rondônia. A prefeita quer intensificar os trabalhos na região para evitar possíveis focos da doença.
Os agentes comunitários de saúde juntamente com a equipe da coordenação de Endemias e PESMS (Programas de Educação em Saúde e Mobilização Social), estarão entregando na próxima quinta, sacos de lixos e folhetos explicativos sobre a prevenção e combate ao mosquito.
 
Segundo a prefeita Eloisa Helena Bertoletti (PTB), o objetivo principal da campanha é a “conscientização das comunidades na retirada de lixos e materiais recicláveis eliminando possíveis focos nas residências e comunidade”, diz.
 
A prefeita está se empenhando ao máximo para evitar os casos da doença no município. Visto que nos municípios vizinho os índices registrados foram altos deixando os munícipes em alerta.
 
E os trabalhos não param por ai. No segundo dia de campanha (21) a prefeitura vai colocar nas ruas um carro de som e caçambas de recolhimento de lixo, para realizar um arrastão,  recolhendo todo o lixo e eliminando os possíveis focos do mosquito. A operação termina às 11h30 no Barracão da Saúde.
 
Querência do Norte
Os trabalhos continuam em Querência do Norte nos dias 27 e 28, com desfecho na rede municipal de ensino.
 
Dengue
A dengue é uma doença causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos, e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em água parada. Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos, mas raramente mata. A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e conseqüências como a morte.
 
Prevenção
Não deixar água acumular em áreas como, caixas d'água, barris, tambores, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores e muitos outros onde a água da chuva é coletada ou armazenada.

É um trabalho de responsabilidade de todos, a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. Na eventualidade de uma epidemia de dengue numa comunidade ou município, há a necessidade de serem executadas medidas de controle como o uso de inseticidas aplicados através de carro-fumacê ou nebulização, para diminuir o número de mosquitos adultos transmissores e interromper a disseminação da epidemia. Nessa oportunidade, a comunidade deve cooperar com o processo de nebulização, mantendo as portas e janelas das casas abertas, de modo a permitir a entrada do inseticida

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS