TSE torna sem efeito sentença do TRE para realizar nova eleição em Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em decisão tomada nesta quinta-feira (13) em Brasília, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou sem efeito sentença do TRE da semana passada que buscava afastar o governador Ivo Cassol e convocar novas eleições. Desta forma, o TRE de Rondônia foi obrigado a cancelar a reunião que seria realizada na tarde desta quinta-feira que já iria definir regras para as novas eleições, agora suspensas.
O Tribunal Superior Eleitoral acatou os dois recursos impetrados na tarde pelos advogados do governador Ivo Cassol, e mandou suspender a reunião, cancelando todas as providências que estavam sendo tomadas pelo TRE de Rondônia.
Ao comentar a decisão, o governador Ivo Cassol lembrou que esta não é a primeira vez que uma decisão política do TRE de Rondônia acaba sendo derrubada em Brasília.
Segundo o Chefe do Executivo estadual, o mau uso da lei por parte do Judiciário leva intranqüilidade à população, especialmente investidores, que temem a volta do clima de instabilidade que tanto prejudicou o estado há menos de três anos. Fui julgado politicamente e me condenaram, agora estou buscando meus direitos em instâncias superiores, que estão reconhecendo e fazendo Justiça, disse Cassol.
O Tribunal Superior Eleitoral deve reunir-se novamente no próximo dia 18 para julgar em definitivo os embargos declaratórios e o recurso ordinário impetrados pela defesa do governador Ivo Cassol.
Na petição apresentada àquela corte, os advogados pedem a suspensão da cassação do mandato e que o TSE mantenha a validade das eleições de 2006, vencidas por Cassol no 1º turno, com mais de 58% dos votos. Esta foi a vontade do povo de Rondônia, e ela deve ser respeitada, disse Cassol antes de embarcar para Manaus, onde participaria nesta sexta (14) do III Encontro de Governadores da Amazônia e de reunião do Conselho da Sudam.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!