O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia implantou na última semana o sistema de processo eletrônico digital (Projudi) nos Juizados Especiais Cível e Criminal na Comarca de Guajará - Mirim (RO). Desde a implantação na Comarca, já foram distribuídos sessenta processos.
Com a implantação, nove Comarcas (Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Vilhena) passam a ser assistidas pelo processo judicial digital, totalizando vinte varas de juizados com o uso do sistema que proporciona agilidade dos trâmites processuais e acesso ao processo a qualquer momento e de qualquer lugar por meio da internet.
De acordo com o analista de negócios Tárik Kamel de Oliveira, coordenador de implantação do Projudi, os técnicos da COINF (Coordenadoria de Informática do Tribunal de Justiça) Aracely Leite e Ronaldo Araújo estão em Guajará-Mirim desde o dia 27 de outubro ministrando treinamentos a magistrados, serventuários da Justiça e do Ministério Público, advogados e delegados de polícia.
Ainda segundo Tárik Kamel, a fórmula do sucesso da implantação do Projudi tem sido a grande participação e empenho de todos para o aprendizado deste sistema. "No fim de novembro, estaremos implantando simultaneamente o sistema processual digital nas Comarcas de Colorado do Oeste e Ji-Paraná", afirmou o analista.