As escolas municipais de Vilhena Vilma Vieira e Marcos Donadon definiram os alunos finalistas para participarem da fase regional do programa Soletrando da Rede Globo de Televisão, em Porto Velho. A etapa marcada para o próximo dia 12 contará com as alunas da rede municipal, Juliany Cordeiro Silva e Áquila Esteffani Cavalheiro Barbosa. A competição divulgará o aluno campeão a nível de estado.
Nas escolas foi realizada a versão do Soletrando municipal pelos professores e diretores. Foram selecionadas várias palavras pelos educadores e o procedimento, regras e demais condutas foram semelhantes ao concurso original do programa televisivo. A seleção ocorreu em dois turnos: matutino e vespertino. O vencedor de cada turno se enfrentou na final, sendo selecionado apenas um aluno de cada escola. Participaram da seleção, aproximadamente, 400 alunos, sendo 170 da Marcos Donadon e 230 da Vilma Vieira.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Arijoan Cavalcante, as escolas montaram uma bancada de professores de Língua Portuguesa e demais disciplinas para selecionar o aluno da escola que vai representar o município na capital (fase regional). Cavalcante disse ainda que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai custear as despesas com transporte, hospedagem e alimentação das alunas e de dois professores que acompanharão as estudantes.
Segundo o prefeito Marlon Donadon, é motivo de orgulho para Vilhena ter as duas alunas representando o ensino municipal em programa de rede nacional. “A Educação de Vilhena constantemente se aprimora para evoluir e avançar no que diz respeito à qualidade do ensino”, salientou.
Alunas selecionadas – A aluna Juliany Cordeiro Silva tem 13 anos e cursa, atualmente, a oitava série na escola municipal Marcos Donadon. Conforme informou a diretora da instituição, Joana Jaqueline Perin, os professores estão auxiliando a estudante na preparação para enfrentar a competição. Já, Áquila Esteffani Cavalheiro Barbosa tem 12 anos e cursa a sétima série na escola municipal Vilma Vieira. A diretora Andreia Trovó, confirmou que os educadores estão fazendo o acompanhamento de Áquila, através de atividades direcionadas à soletração como o uso de vocabulários, além de jogo do soletrando em multimídia e também com as fichas para o jogo tradicional, o que tem acrescentado nos estudos. Quando perguntado à Áquila sobre o concurso, a resposta é rápida: “estou feliz por conseguir chegar a final e também surpresa, pois competi com os alunos que sempre se destacam nas atividades escolares. Estou me dedicando aos estudos do concurso para bem representar o nosso município”.