Jovens de Buritis aprendem técnicas de lapidação de pedras
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Governo do Estado de Rondônia, através da GEPRO / SEDUC, oferece Cursos em diversas áreas, para os estudantes da Rede Pública Estadual, do Campo ou da Cidade, com o objetivo de capacitá-los para o mundo do trabalho. Além de desenvolver novos conhecimentos e contribuir para a formação intelectual, técnica, cultural, e, sobretudo “cidadã” dos participantes. Os cursos têm o objetivo de ampliar suas possibilidades de ingressar, permanecer e crescer no mercado de trabalho.
A GEPRO atende, preferencialmente alunos da rede Estadual com idade mínima de 16 anos e que estejam estudando no ensino Fundamental, Médio e Educação para Jovens e Adultos- EJA.
No dia 05/09/08 deu-se início do curso de Lapidação de Gemas no município de Buritis, onde estão sendo atendidos 90 alunos divididos em três turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno, tendo uma duração de aproximadamente quatro meses, e está sendo realizado na escola EEEFM. Maria de Abreu Bianco. Os produtos finais dessas rochas e bens minerais são de grande aceitação não só no mercado nacional como, principalmente, no mundial.
A Companhia de Mineração de Rondônia (CMR) informa que, segundo os mineradores, as Pedras Preciosas vem sendo comercializadas na forma bruta, a baixo custo e sem qualquer valor agregado, porque Rondônia não possui mão de obra qualificada para beneficiar o produto, seja através de lapidação de gemas ou confeccionando artesanatos com os refugos de pedras.
Além de Buritis outros 45 municípios, incluindo Porto Velho, foram contemplados com a realização de pelo menos 20 cursos, sendo qualificados 6.000 alunos no ano de 2008. Os cursos são: Processamento de Massas Panificáveis e Confeitaria e Doces e Salgados, Informática Básica, Excel Avançado, Computação Gráfica, Auxiliar Administrativo, Auxiliar em Gestão Contábil, Auxiliar de Departamento Pessoal, Assessoria em Vendas e Técnicas de Negociação, Técnicas de Secretariado, Operador de Telemarketing, Produção de Produtos de Higiene e Beleza com Insumos Naturais, Curso Básico de Joalheria Artesanal, Confecção de Mobiliários Artesanais em Madeira, Confecção de Objetos com Reaproveitamento de Madeira, Produção de Produtos de Higiene e Beleza com Insumos Naturais, Identificação e Classificação de Pedras e Metais Preciosos, Produção de Alimentos com Insumos Regionais, Curso de Lapidação de Gemas.
A maior parte dos cursos já está em fase final de execução. “Essa é uma oportunidade concreta que o Governo do Estado, por meio da Gerência de Educação Profissional, proporciona aos Jovens acessos ao mercado de trabalho e até mesmo de tornarem-se micro-empresários com abertura do próprio negócio, através do conhecimento repassado durante os cursos de qualificação profissional nos municípios”, salientou a Secretária de Educação, Marli Cahulla.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!