FINADOS - Movimento intenso e milhares de pessoas vão ao cemitério Santo Antônio
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Apesar do início chuvoso na manhã desse domingo (02), de Dia de Finados, o cemitério mais antigo e tradicional de Porto Velho, o Santo Antônio, recebeu milhares de pessoas que foram prestar homenagens aos entes queridos mortos. O trânsito foi intenso e na descida que dá acesso ao cemitério o tráfego ficou momentaneamente congestionado. Fiscais da Semtran (Secretaria Municipal de Trânsito) junto com a Polícia Militar controlaram o trânsito para que nada de grave ocorresse.
Na frente do cemitério Santo Antônio dezenas de barracas e até moradores ao arredores comercializavam de flores e velas até lanche. Algumas pessoas que moram próximo ao local aproveitaram para ganhar dinheiro com o espaço livre em frente as suas casas, montando estacionamentos provisórios, cobrando R$ 3 reais carros e R$ 2 reais motos.
Dentro do cemitério milhares de pessoas cruzam os caminhos entre lápides prestam homenagem aos seus mortos e muitos participam das missas que ocorrem na capela em frente ao “Cruzeiro”.
CRUZEIRO E MISSAS
Funcionários do cemitério orientam as pessoas no acesso aos túmulos e nas muitas vias de acesso às lápides. Um dos locais de maior freqüência é o setor chamado de “Cruzeiro”, um trecho do cemitério localizado no centro com uma enorme cruz, onde as pessoas que não encontraram seu entes queridos podem orar e prestar homenagens.
Em frente ao Cruzeiro encontra-se a capela do cemitério, onde ocorre uma missa de hora em hora, e a cada duas missas ocorrem mudança de paróquia – as igrejas Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora das Graças, já haviam participado das missas até o momento da apuração dessa matéria.
É esperado, conforme previsão dos fiscais do município, que cerca de 70 mil pessoas passem pelo cemitério de Santo Antônio nesse Dia de Finados. O cemitério ficará com seus portões abertos até às 19h00.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!