A Semana da Saúde Bucal - iniciada no último domingo (19) com uma caminhada no Parque da Cidade, em Brasília - marca o Dia da Saúde Bucal, comemorado hoje. O presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Wesley Borba Toledo, disse que mais de 80% dos adultos e mais de 90% dos idosos têm problemas periodontais, que podem levar à perda do dente.
Ele lembrou que várias atividades foram desenvolvidas nesta semana na capital. “Na segunda-feira, começamos um atendimento na rodoviária pela prevenção do câncer na boca, ensinamos a importância da manutenção da saúde bucal. Passamos todas as orientações ao público, principalmente à comunidade carente de como deve ser feito um auto-exame para diagnosticar qualquer alteração. Na terça-feira [21], entramos na área de prevenção do mau-hálito, que é um problema sério, e na quarta-feira fizemos com as crianças e adolescentes de instituições carentes a prevenção da cárie e da doença periodontal [inflamação da gengiva]”.
De acordo com Toledo, essa doença causa mau-hálito e só um profissional pode tratá-la quando já estiver instalada. "As pessoas têm que entender que é importante mudar o hábito alimentar. Sabemos que o tempo de ingestão do alimento é necessário, devemos evitar comer toda hora e fazer um intervalo de no mínimo três horas entre uma alimentação e outra. É importante que a pessoa dê tempo para que o dente se recupere da agressão que sofreu”.
O presidente da ABO lembrou também a importância do fio dental. “É importante utilizá-lo para manter a saúde do dente. A grande maioria não usa o fio dental, essa é uma mudança que tem que ocorrer, principalmente à noite.