ESCÂNDALO - Ministério Público vai apurar contrato "fanta" da Semed para "resgatar" Hilux na Bolívia

ESCÂNDALO - Ministério Público vai apurar contrato "fanta" da Semed para "resgatar" Hilux na Bolívia

ESCÂNDALO - Ministério Público vai apurar contrato

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O roubo da camionete Toyota Hilux da Semed em 2006 e a existência de um contrato ilegal com uma empresa de investigação em Brasiléia (AC) para o resgate do veículo em solo boliviano deve ser apurado pelo Ministério Público de Rondônia, é o que garantiu o promotor público Alzir Marques, da promotoria da probidade administrativa em Rondônia na manhã desta quinta-feira (21).
O assalto ocorreu cinco meses após a então secretária e atual vereadora eleita Epifânia Barbosa (PT), comprar duas camionetes Toyota, modelo Hilux 3.0 SRV 4x4, automática, com recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental – FUNDEF -, no valor de R$ 109 mil cada. O empenho foi o de número 005218/2005, nota fiscal nº 14772 e o processo de compra nº 09.0782/2005.
Um dos veículos ficou a  disposição de Epifânia Barbosa e e foi roubado por volta das 22h40min do dia 27/09/06, quando o motorista da secretária estava num estacionamento na zona sul da capital. No dia 6 de março deste ano, Cleomar Dirceu Schwalbe, proprietário da empresa C.D.S Investigações de Brasiléia (AC), especializada em “resgate” de veículos roubados no Brasil e contrabandeados para a Bolívia fez um contrato com a Semed. Por resgate, entende-se roubar o veículo de volta.
Para prestar esse serviço, a empresa pactuou com o município de Porto Velho o pagamento de 20 por cento do valor de venda do automóvel, segundo a tabela FIP, que avalia o modelo em questão em R$ 100 mil (preço de hoje 22/10/08).
Em entrevista ao Rondoniaovivo, o secretário adjunto da Semed – Secretaria Municipal de Educação, Erivaldo de Souza Almeida, disse para a reportagem que realmente houve o roubo da camionete Hilux de propriedade da Secretaria em 2006, confirmando também que assinou em nome da Semed o contrato com a referida empresa.
O veículo de luxo não tinha seguro e também não foi baixado do patrimônio do município, constando como bem ativo na frota municipal. Para completar as irregularidades, o contrato não foi chancelado pela PGM – Procuradoria Geral do Município.
PGM
A reportagem do Rondoniaovivo procurou na manhã desta quinta-feira (23),  a Procuradoria do Município de Porto Velho(PGM). O procurador geral em exercício, Carlos Alberto, encontrava-se em reunião. A reportagem foi atendida pela Dra. Fátima, que após um contato telefônico com Erivaldo, recusou-se a dar declarações sobre o caso, despedindo-se educadamente e entrando rapidamente por uma porta interna.
Um funcionário público que não se identificou, disse que o adjunto teria esta prerrogativa, porém necessitaria da anuência da secretaria EpifÂnia Barbosa. O servidor também garantiu que o documento não passou pela PGM, bastando conferir que não existe nenhum parecer, nem timbre municipal no corpo do documento “ fanta”.
E completou: “Ele pode fazer o que quiser, contanto que responda juridicamente por seus atos”.
MPE
Em contato com o Ministério Público de Rondônia, a reportagem teve a confirmação de que um processo investigatório será aberto pela promotoria da Probidade Administrativa, com a finalidade de apurar as denúncias do jornal eletrônico.
PMPV

A reportagem está desde a manhã desta quinta-feira tentando ouvir a chefe de gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, administradora Mirian Saldanã, através da assessoria de comunicação da PMPV. Por incrível que pareça, a jornalista responsável disse que não consegue falar com Mirian desde ontem(22),  e também não possui o número de telefone celular de sua chefe.

SAIBA MAIS

ESCÂNDALO: Semed faz contrato “fanta” para recuperar camionete roubada e que se encontra na Bolívia

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS