Os atendimentos para o diagnóstico do câncer de próstata, colo uterino e pele foram realizados durante dois dias em Vilhena, na unidade móvel do Departamento de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos que ficou estacionada no Paço Municipal.
Calcula-se que, aproximadamente, 240 pessoas inscritas pela equipe da Secretaria de Saúde do município (Semusa) fizeram as consultas. Durante os dias, os atendimentos foram divididos para ambos os sexos e para cada tipo da doença. Esse já é a V Campanha Preventiva de Detecção de Câncer de Próstata, colo uterino e pele.
Atendimento - Um médico, uma enfermeira e três técnicos em enfermagem, compuseram a equipe de Barretos para o atendimento no interior da Unidade Móvel. Em casos de câncer de pele, se constatada alguma lesão ou verruga no paciente, foram realizadas pequenas cirurgias para o recolhimento do tecido, que é encaminhado para exames laboratoriais no Hospital do Câncer de Barretos (HCB). Já nas consultas para a próstata e colo uterino, o material foi recolhido para análise.
Vagas preenchidas - De acordo com a Coordenação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde da prefeitura, foram disponibilizadas 80 vagas para o exame preventivo de câncer de colo uterino para mulheres entre 18 a 49 anos, faixa etária considerada fértil. 80 vagas para o exame de próstata em homens com idade a partir de 50 anos e 80 vagas às pessoas de ambos os sexos para o exame preventivo de câncer de pele. Todas as vagas foram preenchidas, segundo dados da Semusa.
O objetivo da Campanha, pontuou o prefeito Marlon Donadon, tem alcançado em Vilhena o seu propósito maior que é o diagnóstico precoce da doença. “Os vilhenenses estão atentos e conscientes da necessidade de se fazer os exames o quantos antes para que as chances de cura da doença sejam maiores”, analisou.
Resultados – Após 50 dias, os resultados serão encaminhados ao setor de Saúde de Vilhena. Os pacientes cujos diagnósticos apresentarem alteração ou confirmação de câncer, serão convocados para iniciarem o tratamento no Hospital de Barretos.
O que é o Câncer – De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o Câncer é o conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, o tumor pode ser benigno.
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).