Evento acontece no mês de novembro, em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Porto Velho, a capital amazônica das Usinas Hidrelétricas do Rio Madeira, recebe no dia 24 de novembro, no auditório da Faculdade São Lucas (Rua Alexandre Guimarães, 1927, Areal, Porto Velho - Rondônia), o VI Seminário Internacional de Sustentabilidade, evento que reunirá em um só palco os maiores nomes da sustentabilidade e do meio ambiente do Brasil e do Planeta.
O evento em questão tende a analisar e discutir diversos assuntos relacionados à sustentabilidade e às temáticas ambientais em destaque. Em pauta, há a recente questão da Usina de Jirau, no Rio Madeira (Porto Velho – RO), uma vez que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) concluiu que a mudança no local da construção da usina atende as exigências técnicas da concessão. Apesar de não ter terminado a análise do projeto básico da usina, a agência enviou ao Ibama documento em que afirma que não vê problemas no início da construção do canteiro de obras, que inclui ações preparativas para a construção da obra em si.
Ainda, o grupo Energia Sustentável do Brasil, que venceu o leilão da usina de Jirau, pediu à Aneel autorização para incluir duas novas turbinas no projeto, que já prevê 44 máquinas. Com isso, a usina terá 150 MW de potência instalada a mais - o suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes.
A usina de Jirau e também a de Santo Antonio pertencem a um projeto denominado “Madeira”, em alusão ao Rio Madeira, onde serão instaladas. É importante ressaltar que tais usinas hidrelétricas não são apenas grandes projetos de engenharia e arquitetura moderna, uma vez que a construção das Usinas do Madeira faz parte de um grande projeto para o desenvolvimento sustentável da região, integração nacional e para a melhoria de vida das populações de Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso.
O tema das hidrelátricas será fortemente debatido no VI Seminário Internacional de Sustentabilidade, visto a grandiosidade do assunto para o próximo ano, já que o governo decloarou que pretende licitar mais oito hidrelétricas em 2009, de acordo com informações do secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.
Zimmermann adiantou que serão leiloadas as usinas de Barra do Pomba e Cambuci (ambas no Rio de Janeiro), além de cinco outras unidades movidas à água na bacia do Parnaíba e da usina de Belo Monte (no Xingu, oeste do Pará), a de maior capacidade com potencial de 11.182 megawatts.
No corrente ano, governo leiloou apenas as usinas de Jirau, no complexo do Rio Madeira, e de Baixo do Iguaçu, no Paraná - citada no leilão de Energia Nova A-5, realizado pela Aneel através da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!