“Com duas semanas de greve, os bancários fizeram na segunda uma passeata e continuam mobilização até que os bancos cedam”
A greve dos bancários, iniciada há duas semanas, mobiliza 80% da categoria em todo o Estado. A nível nacional, o comando de greve já manteve dezenas de rodadas de negociações com os bancos, que até o momento não aceitam as reivindicações da categoria, que entre outras exigências quer: reajuste salarial acima da inflação de 5%; valorização do piso da categoria; maior PLR e contratação de mais funcionários.
Em Rondônia, o Sindicato dos Bancários (SEEB), vem demonstrando sua força e liderança mobilizando maior parte da categoria. Exemplo disso foi na última segunda-feira (20). Gritando palavras de ordens os trabalhadores percorreram as principais agências do centro de Porto Velho durante o percurso duas que estavam funcionando fecharam após os grevistas realizarem um manifesto em frente.
Já nas imediações das agências, os bancários se mobilizam com o apitaço, faixas e camisetas com frases de incentivo a greve, também no sentido de chamar a atenção da população e ainda fortificar cada vez mais a mobilização. A Praça Jonathas Pedrosa também virou um centro de mobilização da categoria.
“Tanto a passeata, quanto a mobilização do SEEB dentro dos bancos, e ainda a concentração da categoria na Praça Jonathas Pedrosa, tem como objetivo mostrar para a população a situação em que se encontram os bancários. Não queremos prejudicar ninguém, exigimos dos bancos nossos direitos, que se forem aceitos vão beneficiar, justamente os usuários dos bancos, que sofrem com a demora no atendimento causado pela falta de mais profissionais nas agências”, disse o presidente do SEEB, Cleiton dos Santos.
Negociações
A expectativa dos bancários é a de que o mais rápido possível os bancos cedam nas propostas da categoria. Esta previsto para o final desta terça-feira (18hs), em São Paulo, nova rodada de negociações.
“Os bancários de Rondônia mais uma vez demonstraram sua coragem de lutar e mandaram um recado para os banqueiros, finalizou o presidente do SEEB Cleiton dos Santos”.