Notícias da Região Norte - Acre, Amazonas e Roraima
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
ACRE
Garoto levava arma para a escola
Dois estudantes uniformizados de uma escola pública foram detidos na tarde de sexta-feira pela PM no bairro do Taquari. Na mochila de um deles, os policiais encontraram uma escopeta com dois cartuchos.
Por volta das 13 horas de anteontem, policiais tentaram localizar dois homens que saquearam uma residência. Quando passavam pela Rua Baguari, conhecido reduto de traficantes, abordaram dois alunos fardados.
Ao revistar a mochila de um deles, um PM encontrou a arma. O adolescente de 15 anos e seu acompanhante foram levados para a Delegacia da Infância e Juventude.
Aos policiais, os garotos disseram que eram ameaçados por gangues rivais na escola. “Estamos armados porque a gente quer se defender de confronto que pode ocorrer na saída das aulas”, disse um deles.
AMAZONAS
Pesquisadores do Inpa desenvolvem tijolo vegetal com árvores da Amazônia
Após oito meses de trabalho com o ouriço e a casca da castanha do Brasil e com os caroços do coco e do tucumã (palmeira tradicional na Amazônia), um grupo formado por quatro pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) desenvolveu um tijolo diferente, mas com o mesmo propósito do tijolo convencional, feito com argila.
De acordo o pesquisador Jadir Rocha, o resultado das pesquisas foi o tijolo vegetal, resultado de um processo de trituração das matérias-primas naturais e que são consideradas como restos florestais, já que não têm serventia depois do consumo de que suas polpas. Ele garante que o artefato pode ser utilizado em qualquer tipo de obra, mas destaca suas características naturais, ressaltando que poderiam ser melhor aproveitadas na própria região amazônica.
- Esse tijolo poderá ser utilizado em qualquer tipo de obra, mas é mais apropriado em construções de até quatro andares e para a nossa região. Como se trata de um material que naturalmente é um isolante térmico, ele proporciona um ambiente agradável para as construções feitas em lugares de alta temperatura, como é na Amazônia -, afirmou.
Rocha destacou também que para o processo de produção do tijolo vegetal não há necessidade de queima de madeira e conseqüentemente de desmatamento da floresta.
- Esse tijolo é feito com tecnologia limpa, ou seja, com matéria-prima natural e sem que se tenha que derrubar uma árvore. Outra vantagem é que, na produção, não se utiliza lenha, como na produção dos tijolos convencionais que para ficar prontos precisam de fornos e, logicamente, de lenhas. Com isso, preservamos mais a floresta e não geramos gases para o efeito estufa. É uma pesquisa que é fundamentada nos padrões de sustentabilidade ambiental -, acrescentou.
RORAIMA
Policial é morto em perseguição a assaltantes no sul do estado
O policial militar Lawrence Ricardo Morais Melo, 33, morreu ao ser atingido com dois tiros de revólver calibre 38, um na testa e outro na costela, durante uma ação para prender assaltantes de moto no sul do estado.
O assassinado de Lawrence ocorreu na madrugada de sábado, quando a dupla de assaltantes roubou uma motocicleta modelo Brós, de um morador do município de Caroebe. A vítima acionou a Polícia Militar à meia-noite e três policiais saíram em busca dos criminosos.
Lawrence estava com Alacides de Oliveira e um terceiro policial, em uma viatura L-200. Eles não localizaram os assaltantes e resolveram voltar à sede do município, mas foram informados que os assaltantes estavam em São João da Baliza. Os policiais seguiram pela rodovia até as proximidades de São Luiz do Anauá e como não encontraram os assaltantes novamente, decidiram voltar à Caroebe.
No retorno, por volta das 4 horas, os policiais avistaram os homens empurrando uma das motocicletas, que estava sem combustível, e resolveram abordá-los. Porém, os bandidos entraram em uma construção que havia nas proximidades e iniciaram a troca de tiros com os policiais.
Lawrence saiu da viatura com Alacides e o outro policial ficou na L-200. Quando estava em uma das aberturas de acesso à construção, Lawrence foi alvejado na costela e na testa, morrendo no local.
Alacides ainda efetuou outros disparos, mas a munição da arma que ele usava acabou, e um dos criminosos o atingiu na coxa esquerda. Os bandidos fugiram na motocicleta e o motorista resgatou os dois colegas do local, levando-os para a sede de Baliza.
O corpo de Lawrence foi trazido para Boa Vista em um avião do Governo junto com o policial baleado. O corpo foi velado na Funerária Shalon, onde familiares lamentaram o fato. “Infelizmente esse era o risco da profissão que ele escolheu”, disse João Marcelo, irmão do policial morto.
O sepultamento ocorreu no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, com honras militares. “Foi uma fatalidade, mas ele estava exercendo sua função e será homenageado por isso” disse o coronel Dagoberto Gonçalves, comandante do Policiamento do Interior da PM/RR.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!