Aproveitando a visita ao município de Ariquemes, para a reunião com gestores, o assessor da Seduc, professor José Carlos Paim, visitou na tarde desta quinta-feira (16) a turma do Curso de Iniciação Profissional em Joalheria Artesanal, um dos 11 cursos que estão acontecendo em Ariquemes, Alto Paraíso, Cujubim e Cacaulândia. “É emocionante e gratificante presenciar os alunos em sala de aula prática, mão na massa, como gosto de dizer.
Este curso de Joalheria Artesanal vem atender a demanda desta área em nossa região, onde temos muitos insumos que as vezes não são aproveitados aqui no Estado, mas agora temos esta mão de obra formada aqui, gerando emprego e renda ao município e ao Estado, uma política de qualificação que o governo instituiu e vem dando certo, com cerca de 23.000 alunos qualificados em cinco anos, nos 52 municípios do Estado” – observou o professor Paim.
Em Ariquemes este ano são 11 cursos, em diversas áreas da Educação Profissional. Os alunos têm a sua disposição o curso de informática básica, Excel avançado, computação gráfica, editores para web, produtos de higiene e beleza em insumos naturais, confecção de mobiliários artesanais em madeira, auxiliar administrativo, auxiliar em gestão contábil, técnicas de secretariado, insumos regionais na produção de alimentos doces e salgados e joalheria artesanal.
Segundo a profª. Vilma, coordenadora dos Cursos de Qualificação Profissional na Representação de Ensino Seduc/Ariquemes, os cursos “têm criado oportunidade aos alunos da rede estadual, um conhecimento específico em profissões que atendam sua inserção no mercado de trabalho, melhorando a renda familiar, oferecendo às empresas mão de obra de qualidade”.
A professora Marli Cahulla, secretária de Estado da Educação, disse na ocasião que “qualificar para o mercado de trabalho é aliar educação e prática, e isto é gratificante, já que além de trazer qualificação, mostra que o Governo do Estado está preocupado com a geração de mão de obra, trazendo sempre cursos inovadores e que vêm de acordo com os arranjos produtivos locais e sociais” – finalizou.
No momento da visita, o que chamou a atenção do assessor especial da Seduc foi uma aluna do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), já senhora, e que está aproveitando o curso na sua plenitude “confeccionando jóias com uma qualidade de encher os olhos”, disse Paim, que é ex-gerente da Educação Profissional e hoje assessora a secretária Marli no gabinete. Nesta sexta-feira (17) a secretária Marli Cahulla visita o Curso de Produção de Alimentos com Insumos Regionais.