Consultor do Sebrae apresentou projeto a empresários, universidades e potenciais parceiros do evento
Ocorreu na manhã desta quarta-feira (8) em Porto Velho, capital de Rondônia, o lançamento do Amazontech 2008 – 6ª edição, cujo tema é Educação e Inovação pela Sustentabilidade e que acontecerá entre 25 e 29 de novembro próximo, no Centro de Convenções do Maranhão, em São Luis (MA).
A apresentação de lançamento foi feita pelo coordenador do Amazontech no Sebrae no Maranhão, José Moraes. À solenidade compareceram representantes empresariais, universitários, das áreas de pesquisa e desenvolvimento.
O Amazontech é um evento que se realiza nos Estados brasileiros da Amazônia Legal – em parceria com a Embrapa e as universidades federais – sua origem foi em Roraima. A abertura foi do lançamento, ocorrida no auditório do Sebrae/RO, foi feita pelo diretor-técnico da instituição, Hiram Rodrigues Leal e contou com representantes do conselho deliberativo.
“Sua proposta é a promoção da inovação e da difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, além de trocar experiências enriquecidas com a exposição de projetos que proponham a sustentabilidade da Amazônia Legal”, informou Moraes.
De acordo com Rodrigues Leal, o Amazontech é o maior evento que discute, propõe estudos e projetos conjugando desenvolvimento socioeconômico com o equilíbrio ecológico. “O evento acontece nos nove Estados da Amazônia Legal, sempre envolvendo um grupo de trabalho com a participação de todos”.
Para o chefe geral da Embrapa em Porto Velho, Vitor Souza, o Amazontech mostra que as ações levantadas e discutidas durante sua realização têm de chegar à sociedade, promovendo transformações sociais, econômicas, científicas e tecnológica, agregando a preservação ambiental.
Durante os cinco dias de realização, o Amazontech terá, além de exposição de produtos e serviços, rodadas de projetos, rodadas de negócios, conferências, dia de campo, cursos de curta e média duração etc., tudo buscando somar esforços na construção de um modelo novo de desenvolvimento para a região.