Representantes de associações em Ariquemes participam de reunião do Explosão de Cidadania

Representantes de associações em Ariquemes participam de reunião do Explosão de Cidadania

Representantes de associações em Ariquemes participam de reunião do Explosão de Cidadania

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais de 100 pessoas, entre representantes de associações de bairros, de idosos, de deficientes e de entidades públicas e civis, participaram, na manhã desta terça-feira (7/10), no auditório da Associação Comercial de Ariquemes, de uma reunião com integrantes do Centro de Apoio Operacional Cível (CAO-Cível) e Promotores de Justiça da Comarca de Ariquemes. A reunião faz parte da programação do projeto Explosão de Cidadania, que vem sendo desenvolvido no município até quinta-feira (9/10).
 
Durante a reunião, os representantes das associações relataram os principais problemas enfrentados no município em relação a questões como acessibilidade para as pessoas com deficiência física e qualidade dos serviços de saúde. Na abertura do encontro, o Procurador de Justiça Gilberto Barbosa fez uma explanação sobre o projeto Explosão de Cidadania, que visa a uma análise da situação da saúde no Estado de Rondônia, em relação à proteção dos direitos da pessoa com deficiência, além de um levantamento de dados sobre a inclusão desse segmento da população na área da educação, com vistorias nas escolas públicas e particulares.
 
O Promotor de Justiça Jorge Romcy destacou a importância da participação da sociedade civil nas discussões dos assuntos referentes à cidadania. O representante do Conselho Tutelar, que é deficiente físico, reclamou da falta de acessibilidade do prédio onde estava sendo realizada a reunião, assim como da falta de acessibilidade em diversos outros prédios e vias públicas em Ariquemes.
O Procurador de Justiça Gilberto Barbosa informou que os Promotores de Justiça estão acompanhando as reformas nos prédios antigos e promovendo as mudanças necessárias aos novos, e comentou a respeito da campanha de acessibilidade implementada pelo CAO-Cível e as Promotorias de Justiça. A Promotora de Justiça Daniela Nicolai de Oliveira Lima ressaltou que já foi realizado estudo sobre a acessibilidade nos prédios públicos e instituições financeiras e foi promovida Ação Civil Pública e um Termo de Ajustamento de Conduta em dois órgãos do município.
 
O representante da Igreja Católica informou que a promoção dos direitos dos cidadãos está sendo acompanhada continuamente pela Instituição, que possui, inclusive, a Pastoral da Saúde. Solicitou auxílio para realização de ações integradas na área de saúde, inclusive para implementação dos medicamentos fitoterápicos no SUS, e acrescentou que o município de Ariquemes recebe emergências na área da saúde de população proveniente de diversos outros municípios, ressaltando assim a importância da liberação de recursos financeiros pelo Estado ao município.
 
Também estiveram presentes à reunião, o Promotor de Justiça Mauro Tomal e representantes da polícia, bombeiros, Forças Armadas, religiosos, Maçonaria e líderes de diversos segmentos da sociedade.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS