Anvisa proíbe venda de mais dois tipos de antiinflamatórios

Anvisa proíbe venda de mais dois tipos de antiinflamatórios

Anvisa proíbe venda de mais dois tipos de antiinflamatórios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Prexige 400 mg e Arcoxia 120 mg vão sair de circulação.
Farmácias vão reter receitas de outros antiinflamatórios.
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu suspender a comercialização e o uso, em todo o país, dos antiinflamatórios Prexige (400mg) e Arcoxia (120 mg). A decisão foi divulgada por meio da página da agência na internet. 

Em julho, a Anvisa havia determinado a suspensão, por 90 dias, a apresentação de 400 mg do antiinflamatório Prexige e cancelado o registro do Prexige 100mg. 

Segundo os especialistas da agência, os riscos da utilização desses medicamentos superam seus benefícios. As determinações devem ser publicadas no Diário Oficial da União de segunda-feira (6). A Anvisa recomenda aos consumidores que estiverem fazendo uso dos medicamentos procurar seus médicos para que possam substituir os produtos sem interromper o tratamento. 

Segundo a nota, o cancelamento do registro desses produtos faz parte de um processo de trabalho iniciado em julho, na Anvisa, para reavaliar a segurança de uma nova classe de antiinflamatórios, os inibidores da enzima ciclooxigenase. A partir de agora, esses antiinflamatórios só poderão ser vendidos com retenção da receita médica pelo estabelecimento farmacêutico. 

O antiinflamatório Prexige tinha indicações aprovadas para tratamento de osteoartrite (um tipo de artrite), da dor aguda e da cólica menstrual primária. Já o Arcoxia é utilizado para reumatismo, gota, artrite, dor articular, cólica menstrual e em pós-operatórios. 
 

OUTRAS MEDIDAS

As apresentações de 60mg e 90 mg do medicamento Arcoxia sofrerão adequações nas bulas para que sejam incluídas advertências de segurança quanto aos níveis de pressão alta e cardiovasculares do paciente. 

A bula do medicamento Celebra também sofrerá alterações, com novas restrições relativas ao tempo de tratamento e à utilização durante a gravidez e o período de amamentação. 

A Anvisa determinou ainda que o antiinflamatório Bextra terá seu uso restrito aos ambientes hospitalares.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS