Câncer mata ex-governador de Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Morreu na noite de segunda-feira, 30 de setembro, por volta das 20h30, aos 88 anos, o ex-governador do Território Federal de Rondônia, Marques Henriques, vítima de câncer, no Hospital Quinta Dó, no Rio de Janeiro.
João Carlos Marques Henriques Neto, foi o 12º Governador do Ex-Território de Rondônia duas vezes. Nomeado pelo então presidente Emílio Garrastazu Médici, em 07 de março de 1969, exerceu seu primeiro mandato até 30 de outubro de 1972.
Seu governo prestigiou os setores de educação, saúde e infra-estrutura. Implantou a Bacia Leiteira de Porto Velho, reaparelhou as companhias de eletricidade e de água, além de promover parte do asfaltamento urbano da Capital. Em sua primeira gestão teve inicio o processo eleitoral para vereador em Porto Velho e Guajará-Mirim, no qual, a Arena, seu partido, elegeu dois terços dos vereadores. Registra-se como acontecimento marcante de seu Governo, a instalação da Província Estanífera de Rondônia, que proibiu definitivamente a garimpagem manual de cassiterita. Este fato no entanto, gerou graves problemas sociais e políticos e favoreceu a sua derrota para o MDB, nas eleições de deputado federal, em 1970.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!