Notícias da Região Norte - Acre, Amazonas e Roraima
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
ACRE
Acusado de matar Gil Betão se entrega
O Luciano Gomes Simão, acusado de matar com dois tiros o pecuarista Gilberto Afonso Lima de Moraes, de 28 anos, o Gil Betão, foi preso ontem em Gaujará-Mirim, na Bolívia. Ele se entregou após negociação entre o seu advogado e a polícia. O acusado temia uma vingança da família da vítima.
O crime, supostamente passional, aconteceu na madrugada de domingo, 27 de janeiro, em frente a um motel, próximo na Avenida Carlos Gomes, em Porto Velho, Rondônia. Uma das versões do caso é a de que Gil Betão estava com a ex-mulher do suspeito, por isso foi assassinado.
Luciano estava separado da esposa, menor de idade, há três meses. E, segundo informações não confirmadas, ele havia prometido matar quem se envolvesse com sua ex-esposa.
A vítima levou um tiro no pescoço e outro na testa do lado esquerdo. Em seguida, os criminosos fugiram, levando a jovem. Gil Betão morreu ainda no local. A ocorrência 007/2008 foi registrada pela manhã na Delegacia Especializada como Crime contra a Vida (Homicídio).
AMAZONAS
Juiz determina reintegração no loteamento Águas Claras, no Amazonas
O juiz da Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), Adalberto Carim Antônio, expediu, na tarde de ontem (26), o mandado de reintegração de posse da área do loteamento Águas Claras, no bairro Cidade Nova, zona Norte. Há uma semana, mais de 4 mil pessoas ocupam a área em busca de lotes de terra que foram prometidos pela liderança do movimento. A informação é do Diário do Amazonas.
A decisão do magistrado pede que a reintegração da área seja feita em caráter de urgência, mas, até o início da noite de ontem, o comandante da Polícia Militar (PM), coronel Dan Câmara, afirmou não ter sido comunicado oficialmente da ordem judicial. “Passei o dia fora do Comando”, disse Câmara.
Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Valente, o documento informando da decisão do juiz Adalberto Carim foi protocolado às 14h40 no gabinete do comandante da Polícia Militar. “Agora não podemos fazer nada. Somente aguardar a ação da polícia”, afirmou Valente.
Mesmo estando o documento em seu gabinete, Dan Câmara explicou que a reintegração do terreno não é algo tão simples. Segundo ele, a polícia precisa reunir os órgãos que compõem o Gabinete de Gestão Integrada para discutir o dia, a hora e como a reintegração vai ser realizada. “Vamos reunir os órgãos envolvidos para agirmos de maneira a preservar a integridade da vida das pessoas que lá estão”, explicou Dan Câmara.
RORAIMA
Lavador de carros mata estudante à facada
Menos de 24 horas depois do assassinato em via pública no bairro Araceli, ontem por volta das 5 horas, mais uma pessoa foi assassinada em Boa Vista. Desta vez o crime ocorreu durante uma bebedeira em um bar localizado na avenida Princesa Isabel, no bairro Buritis. A vítima foi o estudante Arydan Furtado Pereira, 20, atingido com uma facada no peito. Duas versões foram apresentadas para o crime. A primeira seria devido a uma conta de R$ 50,00. A segunda por ciúme.
A vítima ainda foi socorrida por um amigo em um carro particular, mas já chegou morto ao Pronto Socorro. Extra-oficialmente a Folha foi informada que a facada atingiu o coração da vítima.
Policiais militares e civis da Delegacia-Geral de Homicídio conversaram com testemunhas e colheram informações sobre o homicida. Eles saíram em diligência e conseguiram prender o acusado em casa, no bairro Jardim Floresta, dormindo.
O acusado chama-se Renato Santos de Amaral, 19, apelidado de Rato, lavador de carros. Ele foi levado para a DGH e ao ser interrogado pelo delegado Alexsander Lopes confessou o crime. Ele foi autuado em flagrante e à tarde entregue à Penitenciária de Monte Cristo.
Rato afirmou que sua intenção era matar um amigo do estudante, mas a vítima se meteu na frente e acabou esfaqueada. De acordo com a versão dele, o amigo da vítima estaria com ciúmes da namorada. Lembrou que chegou ao bar junto com o cunhado e dois amigos por volta das 23 horas e começaram a beber.
Passado algum tempo, ele foi até a cozinha para comer um churrasquinho, ocasião em que pegou uma faca do próprio bar. Quando já passava das 4 horas da madrugada, surgiu o desentendimento com Ronaldo e o estudante se meteu na frente. “Nesse momento eu dei a facada e saí correndo”, contou.
TESTEMUNHAS – O amigo do estudante, Ronaldo, e namorada Ana Paula, sobrinha da proprietária do bar, contaram que Rato foi quem deu início à confusão porque tanto ele quanto seus colegas não estavam querendo pagar a conta de R$ 50,00 pelo consumo de bebida alcoólica e churrasquinho.
Ana Paula explicou que estava tomando conta do bar da tia e foi até o acusado e seus amigos cobrar a conta porque estava querendo fechar o bar, porém começaram a discutir, ocasião em que seu namorado interveio a seu favor e a discussão se acirrou.
Enquanto isso, de acordo com as testemunhas, o estudante Arydan Pereira estava alheio à confusão, até que num determinado momento levantou-se, aproximou deles e perguntou o que estava acontecendo. “Ele não falou mais nada e foi covardemente furado pelo assassino, que em seguida ao vê-lo cair fugiu de bicicleta com os comparsas”, contaram as testemunhas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!