ARTIGO - Nepotismo sepultado - Valdemir Caldas

ARTIGO - Nepotismo sepultado - Valdemir Caldas

ARTIGO - Nepotismo sepultado - Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Louvável a postura do Ministério Público Estadual, no combate ao nepotismo, no âmbito do município de Porto Velho, dentre outras práticas delituosas, que enxovalham a administração pública, nos seus mais diferentes escalões.

Mais uma vez, o MP mostrou que está sintonizado com os clamores sociais. Num gesto altaneiro, típico de quem conhece o chão onde pisa, aquela instituição bateu às portas do Poder Judiciário e conseguiu, definitivamente, mandar às favas a praga do empreguismo no serviço público.
Por trás de tudo isso, contudo, está o trabalho sério e proficiente de competentes promotores, que têm sabido dignificar suas funções, que se não curvam à vontade de certos dirigentes públicos, inescrupulosos e oportunistas, que só agem em proveito próprio e de apaniguados, relegando o social a um plano secundário.
No ano passado, o Ministério Público recomendou ao município de Porto Velho à adoção de providências contra os atos administrativos que configurassem prática de nepotismo, observando, assim, o disposto na Resolução nº 07/05, do Conselho Nacional de Justiça.
Em vez disso, resolveram empurrar o problema com a barriga. Julgavam que o MP deixaria tudo-como-estava-para-ver-como-ia-ficar, mas o tiro acabou saindo pela culatra. Ao contrário do que acreditavam os espertinhos, o MP mostrou que não estava dormindo em berço esplêndido. E eis aí o resultado: graças a Deus, o nepotismo municipal foi sepultado.
Agora, aparece alguém, sem nenhum pejo, dizendo que “o prefeito se antecipou a orientação do próprio Supremo Tribunal Federal, por meio da Súmula Vinculante que determinou o fim do nepotismo, e começou a demitir esses parentes de autoridades municipais muito antes da decisão do Supremo” (sic).
Se a recomendação do MP para que se procedesse à demissão da parentela, data do ano passado, por que demoraram tanto tempo para fazê-lo? Numa das listas, divulgada no jornal eletrônico TUDORONDONIA, aparecem os nomes de seis pessoas que só foram exoneradas no último dia 3 de setembro. Por quê? De tão óbvia, a resposta se torna supérflua. É só comparar os sobrenomes dos degolados com os de algumas autoridades de proa da administração petista.
O município de Porto Velho está a precisar de uma nova mentalidade política, para que as transformações exigidas pelos ventos da moralidade pública tenham efeitos satisfatórios diferentes e alcancem o cerne do problema.
O Ministério Público Estadual tem dado demonstrações nesse sentido. Chegou a hora de o munícipe portovelhense fazer a sua parte, escoimando dos quadros políticos os falsos profetas.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS