O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen), estará participando a partir desta quarta-feira (26) da I Feira Panamazonia de Economia Solidária. O evento que acontecerá no Horto Florestal até o dia 30 de setembro em Rio Branco, no Acre, contará com a participação de mais de 250 empreendimentos/expositores, divididos entre todos os estados da Amazônia brasileira e mais 6 países convidados.
Na ocasião, o stand de Rondônia mostrará as várias peças artesanais que são fabricadas pelos apenados e apenadas das Unidades Prisionais de Porto Velho, sob a coordenação da Reinserção Social da Seapen e da Associação Cultural de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Ong Acuda) do Sest-Senat.
Com o tema “Povos da Amazônia: Alternativas para Economia Solidária e Sustentável”, a I Feira Panamazonia tem como objetivo principal promover o fortalecimento da Economia Solidária da Amazônia Legal por meio da integração dos povos e da divulgação dos produtos e serviços sustentáveis.
“Nesse contexto, os produtos feitos pelos reeducandos e reeducandas reclusos no sistema penitenciário também se inserem nessa questão da economia solidária e sustentável, já que a matéria-prima usada para a fabricação das peças de artesanato é fornecida em sua grande maioria pela floresta, tais como: sementes, cipós, madeira, folhas e outros”, destacou a assessora de Reinserção Social do Órgão, Sirlene Bastos, que estará acompanhando de perto a exposição.
Quadros, bio-jóias, vasos de cerâmica e artesanatos em geral serão mostrados ao público que terá várias opções de lazer, entretenimento e diversão no evento.