Com a mudança feita pelo governo estadual, servidores ficam de fora da lista dos que já podem sacar abonos do PIS-Pasep

Com a mudança feita pelo governo estadual, servidores ficam de fora da lista dos que já podem sacar abonos do PIS-Pasep

Com a mudança feita pelo governo estadual, servidores ficam de fora da lista dos que já podem sacar abonos do PIS-Pasep

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Começou nesta terça-feira (23) o pagamento do abono salarial do PIS-Pasep para os trabalhadores nascidos em dezembro. De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 15,5 milhões de trabalhadores terão direito ao benefício até o final dos pagamentos, porém, no setor público de Rondônia, o programa de pagamento se difere do calendário nacional, já que recentemente o Governo do Estado firmou convênio com o Banco do Brasil da Capital o qual autoriza o repasse do PIS/PASEP em folha de pagamento, inserido no contracheque dos servidores públicos.
 
A mudança na forma de pagamento do PIS/PASEB no Estado foi, inclusive, motivo de protesto por parte do sindicalista Clay Milton Alves, que representa servidores na categoria de motoristas e operadores de maquinas oficiais. Logo após a efetivação do convênio entre o governo estadual e o Banco -- ocorrido no início de agosto -- Clay Milton se manifestou na mídia fazendo alarde: “O fundo, que antes era depositado na conta do servidor numa data programada já esperada, agora será adicionado na folha de pagamento, ficando a cargo do governo do Estado o repasse”, explicou na ocasião.
 
O sindicalista reclama do fato de a mudança ter ocorrido sem um prévio aviso por parte do governo. “O governo do Estado poderia ter tido a atenção de avisar antes de fazer a mudança, no entanto o convênio com o banco foi feito no silêncio, causando transtornos aos trabalhadores  que faziam planos com  o dinheiro do PIS/PASEP na data que eles previam”, disse acrescentando: “Muitos servidores ligaram para mim se queixando que perderam tempo indo ao banco para sacar o valor referente ao fundo, já que não haviam sido informados da mudança”.
 
Clay Milton afirmou nesta terça-feira (23) que no último dia 11 de agosto  protocolou na agência central do Banco do Brasil, em Porto Velho, documento direcionado ao gerente Fernando Favoreto, solicitando uma cópia do contrato/convênio que efetiva a mudança na forma de pagamento do PIS/PASEP, e que em resposta, a gerência não autorizou a liberação da cópia solicitada pelo Simporo (Sindicato dos Motoristas Profissionais, Oficiais no Estado de Rondônia, alegando se tratar de “sigilo comercial e bancário”.
 
SEGUE CALENDÁRIO NACIONAL
 
 
PROGRAMA DE PAGAMENTO DO ABONO SALARIAL E DOS RENDIMENTOS DO PIS
 Nascidos em
 Recebem a partir de
Recebem até 
 JULHO
 08/08/2008
 30/06/2009
 AGOSTO
 14/08/2008
 30/06/2009
 SETEMBRO
  20/08/ 2008
 30/06/2009
 OUTUBRO
 10/09/2008
 30/06/2009
 NOVEMBRO
 16/09/2008
 30/06/2009
 DEZEMBRO
 23/09/2008
 30/06/2009
 JANEIRO
 09/10/2008
 30/06/2009
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS