Vinte municípios de Rondônia receberam recursos do Programa de Aceleração do Crescimento PAC/Funasa, lançado na quarta-feira (19), em Brasília pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante solenidade que contou com a participação de cerca de 3,6 mil pessoas, entre elas, 25 prefeitos rondonienses, o coordenador regional da Funasa de Rondônia, Josafá Piauhy Marreiro e representantes de comunidades indígenas, do estado.
Os municípios que receberam partes dos R$ 4 bilhões que serão liberados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) são os seguintes: Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Machadinho D'Oeste, Monte Negro, Nova Mamoré, Porto Velho, Rio Crespo, Theobroma, Vale de Anari, Cerejeiras, Corumbiara, Parecis, São Francisco do Guaporé e Vale do Anari.
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho disse após o lançamento que município de Porto Velho apresenta um dos maiores indicadores de presença de malária, especialmente a questão da malária urbana. De acordo com ele, os projetos encaminhados pela prefeitura da Capital visam à execução de obras nos canais que cortam a cidade eliminando criadores de focos de malária e melhorando a qualidade de vida da nossa população.
"O PAC/Funasa é muito positivo. A Funasa está de parabéns por ter lançado este programa. A população de Porto Velho hoje é de 400 mil habitantes, calculamos atualmente mais de 40 mil casos de malária são registrados por ano, portanto, esse tipo de ação vem proporcionar melhorias significativas na saúde da população portovelhense", concluiu Roberto Sobrinho.