Focos de calor reduzem em Rondônia; Porto Velho lidera ranking de queimadas

Focos de calor reduzem em Rondônia; Porto Velho lidera ranking de queimadas

Focos de calor reduzem em Rondônia; Porto Velho lidera ranking de queimadas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O monitoramento por satélite realizado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), com base nos dados disponibilizados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), registrou em agosto deste ano uma redução no número de focos de calor quando comparado ao mesmo mês de 2007. No mês passado foram registrados 3.853 focos de calor, sendo que em agosto do ano passado ocorreram 8.761.

A analista Luciana Teles, do Sipam, explica que os dados são 'baixados' periodicamente e analisados para avaliações das queimadas, indicando as áreas mais atingidas pelo uso do fogo, principalmente durante o período de seca.

Pela análise do Sipam, os cinco municípios que mais tiveram focos de calor em agosto, em números absolutos, foram Porto Velho (1.393 focos), Cujubim (354), Machadinho D'Oeste (314), Candeias do Jamari (252 focos de calor) e Pimenta Bueno (150). Entre as Unidades de Conservação, as que mais registram focos de calor foram a Floresta Nacional Bom Futuro (454), Reserva Extrativista Jaci-Paraná (166) e Parque Nacional Pacaas Novos (45 focos de calor).

 

Setembro

Neste mês também houve redução. Do dia 01 ao dia 11 de setembro, foram registrados 1.374 focos de calor, enquanto que no mesmo período no ano passado registrou-se 3.944. “Espera-se que se mantenha esta tendência a queda nos índices. Mas uma avaliação mais detalhada só será possível ao final do período de seca”, ressaltou Luciana Teles.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS