Em reunião com presidente Lula, Cassol e governadores da Amazônia definem a regularização fundiária

Em reunião com presidente Lula, Cassol e governadores da Amazônia definem a regularização fundiária

Em reunião com presidente Lula, Cassol e governadores da Amazônia definem a regularização fundiária

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma vitória para Rondônia e para os agricultores assentados nos estados da Amazônia. Assim pode ser resumida a reunião do governador Ivo Cassol com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, na tarde desta quinta-feira (11) no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Após a reunião pela manhã, na secretaria de Assuntos Estratégicos, com a presença de 6 ministros de estado e os governadores da Amazônia Legal, aconteceu uma segunda reunião no período da tarde, onde os governadores foram levar ao presidente da república as conclusões e sugestões para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Reconhecido e apontado como um dos principais problemas da região, a regularização fundiária foi o centro das discussões. Ficou acertado que será preparado um contrato de gestão com uma agenda de ações a serem executadas para viabilizar o mais rápido possível a regularização das propriedades agrícolas na Amazônia. Para tanto, a União viabilizará os projetos, pessoal, equipamentos e documentos, com a contrapartida dos estados. Segundo Cassol, “como Rondônia já detectou o problema e possui uma secretaria específica para este fim (Seagri), ficará bem mais fácil e rápido trabalhar com o Incra para regularizar as propriedades rurais, para que os assentados tenham acesso ao crédito agrícola”, explicou.

Outro ponto abordado na reunião pelo governador foi a criação da CPMF Verde, que incidiria em favor dos estados da Amazônia. O projeto de Lei está na Câmara dos Deputados para aprovação, com o aval do presidente Lula e da equipe econômica. Pelo projeto, os estados da região gozariam de incentivos fiscais para implantar indústrias que beneficiem a matéria prima da região, gerando empregos e renda aqui mesmo. “Precisamos criar alternativas para o estado para quando passar a onda das usinas do Madeira”, disse Cassol.

 

As licenças ambientais também foram alvo da conversa entre Cassol e o presidente. Como Rondônia possui uma secretaria capaz de elaborar e fiscalizar as ações ambientais, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental – Sedam continuará fazendo este trabalho, e o Governo Federal irá preparar um projeto ao Conselho Monetário Nacional para que os agricultores não sejam prejudicados e nem percam a época do plantio por causa do Pronaf, simplificando o Documento de Aptidão do Produtor – DAP e facilitando e emissão de licenças ambientais, reduzindo a burocracia para quem produz.

“Tudo o que pregamos nos últimos anos agora está sendo admitido pelo Governo Federal e será executado no nosso estado. A regularização fundiária na Amazônia, os incentivos para que não levem embora a nossa matéria prima e seja beneficiada aqui mesmo, as licenças ambientais com a preservação do meio-ambiente. Desta vez parece que vamos caminhar na mesma direção”, disse Cassol após a reunião presidencial.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS