Mais de 60 acadêmicos de oito cursos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) na capital se reuniram às 12h30 de sexta-feira (05) no Diretório Central dos Estudantil (DCE) para paralisar as aulas dos cursos de Psicologia, Pedagogia, Física, Engenharia Elétrica, Medicina, Informática, Enfermagem e Ciências Sociais, pois as queixas dos estudantes dizem respeito a falta de professores, falta de equipamentos e ferramentas para os cursos de informática e medicina, além de bebedouros.
A reunião terminou após quase duas de discussão sobre as condições consideradas “insalubres” pelos acadêmicos. De acordo com o coordenador do DCE, Ricardo dos Santos de Abreu, nessa segunda-feira (08) o diretório se reunirá às 09h00 da manhã com o reitor da universidade, Januário de Amaral, para tentar negociar a situação. Às 10h30 acontecerá uma assembléia-geral dos estudantes para decidir os rumos da manifestação.
Os acadêmicos querem levar a ação de protesto para fora do Campus, nesta semana o movimento será intensificado com caminhadas nas principais avenidas de Porto Velho em prol de melhorias para a universidade.