O Tribunal de Contas da União (TCU) fará tomada de contas especial para apurar possíveis irregularidades nas obras de construção de trechos rodoviários na BR-429, em Rondônia.
O tribunal constatou indícios de sobrepreço, superfaturamento e falhas na execução de bueiros, previstos no projeto executivo da obra.
O TCU determinou a citação de Luis Antônio da Silva, Clemilson Nascimento Ferreira e Sinésio Barreto Couto Roriz, engenheiros do Departamento de Viação e Obras Públicas de Rondônia (Devop-RO), Antônio Gurgel Barreto, ex-diretor-executivo do Devop-RO, Homero Raimundo Cambraia, ex-diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens no estado, Empresa Sul-Americana de Montagens S.A e GM Engenharia e Construções Ltda, para que, no prazo de 15 dias, apresentem as alegações de defesa ou recolham, aos cofres do Tesouro Nacional, os débitos apurados.
O tribunal encaminhou cópia da documentação aos responsáveis listados acima a fim de subsidiar a elaboração de suas defesas, à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional, informando-lhe que subsistem as irregularidades graves encontradas nas obras. O ministro Augusto Nardes foi o relator do processo.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Conselho Nacional do Ministério Público afasta promotor acusado de assassinato
*
Eleitor tem até maio de 2008 para fazer alterações no título eleitoral