Com recursos próprios, o Governo do Estado de Rondônia adquiriu para a Secretaria de Administração Penitenciária (
Seapen) 204 mil unidades de munições que irão garantir a segurança nas Unidades Prisionais de todo o estado. São mais de 493 mil reais investidos nesta que é a maior aquisição de munição já feita para o Órgão.
Do total, são 60 mil unidades calibre 38, 27 mil calibre .40, 42 mil cartuchos de calibre 12 (letal), 15 mil cartuchos calibre 12 (
anti-motim não letal) e 60 mil unidades calibre 38 tipo treinamento que serão usadas no teste de tiro para a emissão do porte de arma aos agentes penitenciários efetivos, conforme o Estatuto do Desarmamento Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003.*
O secretário de Administração Penitenciária, Gilvan Cordeiro Ferro, destacou a importância da compra desse material. “Além de resguardar a segurança nos presídios e na escolta de presos, esta aquisição é um importante passo para viabilizar aos agentes penitenciários a emissão do porte de arma, tão esperada pela categoria”, afirmou.
“Há algum tempo estamos conversando com a Polícia Federal para realizar os testes e exames necessários para que o agente prisional tenha em mãos esse documento que dá mais embasamento às atividades exercidas por ele no Sistema Penitenciário”, explicou Gilvan Ferro ao dizer também que estará providenciando o mais rápido possível o treinamento desse pessoal.
Neste ano, esta é a segunda remessa de equipamentos que a Seapen recebe para o reaparelhamento do Sistema Prisional rondoniense. Em junho foram entregues 250 coletes a prova de bala, 60 espingardas calibre 12 de repetição, 75 rádios comunicadores portáteis, 300 pares de algemas de aço inoxidável e duas motos.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Seminário de Direitos Humanos marca o retorno do Espetáculo Bizarrus
*
Coordenador do Depen/MJ ministra aula-palestra no Curso de Capacitação de Agentes Penitenciários