Diferente do foi publicado na imprensa, insinuando o descaso da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em jogar livros didáticos no lixão de Ariquemes, o secretário de Educação de Rondônia, professor Edinaldo da Silva Lustoza, esclareceu que o material encontrado pelos acadêmicos da Faculdade Integradas de Ariquemes (FIAR), pertence, na verdade, ao acervo do extinto Colégio Visão, que encerrou suas atividades em 1997 naquele município. “Por determinação do governador Ivo Cassol, mandamos apurar imediatamente a denúncia e constamos que a Seduc nada tinha a ver com o caso. Na realidade, tratamos o assunto educação com seriedade e, por isso, esperamos que as pessoas também façam sua parte ao divulgar informações com mais responsabilidade”, comentou.
O episódio ganhou repercussão após ser informado por um site de Ariquemes, que, segundo a representante de ensino daquele município, professora Albaniza Oliveira Dias de Sá, divulgou seu nome sem que ela tenha prestado qualquer informação. “Só soube do que aconteceu no dia seguinte quando li o jornal. A reportagem não aprofundou o assunto e, mesmo assim, tentou envolver a Secretaria de Educação e a Semed de todas as formas, insinuando que estávamos jogando no lixo a educação rondoniense, conforme estampou um jornal diário. O que não é verdade”, contestou a representante. Segundo a educadora, a Representação de Ensino em Ariquemes e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) uniram esforços para esclarecer o episódio.
O material encontrado no lixão, ainda segundo Albaniza, foi recolhido pelos acadêmicos da FIAR, sendo, posteriormente, doado às escolas de Ariquemes. “Antes, porém, conseguimos resgatar alguns exemplares, comprovando que o material era, na verdade, pertencente ao Colégio Visão, que já fechou suas portas na cidade”, disse. De acordo com o secretário de Educação, professor Edinaldo Lustoza, a falta de informação sobre o caso acabou gerando um mal-estar entre os educadores naquela região. ”Esperamos que fatos dessa natureza não mais ocorra, até porque o governo estadual trata com responsabilidade o setor de educação, sobretudo no trato do livro didático, em que Rondônia se destaca pelo quarto ano consecutivo junto ao Ministério da Educação (MEC), por intermédio do Programa do Livro Didático (PLD)”, esclareceu.
Ainda sobre o achado, a representante de ensino de Arqiemes contou que, casualmente, os livros foram encontrados no lixão, após um grupo de alunos fotografar o local para realizar pesquisas sobre a degradação do meio ambiente. Os livros encontrados, e que ainda estão com o carimbo da Escola Visão em algumas páginas, são exemplares didáticos de literatura, dicionários e jogos pedagógicos. Quando em atividade, o Colégio Visão funcionava no Setor 04, Alameda das Orquídeas, 2304, Ariquemes.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Governo promove curso de Libras para servidores
*
Defensoria Pública abre concurso para 30 vagas