Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) lançou na manha desta terça feira, (02), no distrito de Extrema (Porto Velho) o projeto ‘Sedam itinerante’ que vai agilizar no interior do Estado as atividades desenvolvidas pelo o órgão ambiental. Participaram da cerimônia cerca de 200 pessoas. Reuniões, palestras e visitas vão ser realizadas a fim de conhecer a realidade da região.
Nesta primeira fase do projeto, a equipe técnica da Sedam faz um levantamento das necessidades dos municípios e comunidades vizinhas. Na segunda fase o projeto deve atuar com regularização, cadastro e outras ferramentas ambientais.
A ação da itinerante, segundo secretário do meio ambiente, Cletho Brito, é para que agricultores, pequenos produtores rurais e pessoas de baixa renda tenham a oportunidade de ter informações das atividades ambientais do Estado. “Nosso principal alvo são as pessoas que necessitam dos trabalhos da Secretaria e não possuem meio de ser descolar até Porto Velho para saber como funciona os tramites”.
Agenor dos Santos, Administrador do distrito de Vista Alegre disse que a iniciativa do governo traz um alivio para todos os produtores rurais da ponta do Abunã pois as informações chegavam distorcidas e eles (pequenos agricultores) não sabiam como lutar por suas terras. “Agora sabemos que estamos amparados”, completa Santos após participar da reunião do projeto.