Dando continuidade a capacitação para coordenadores de Laboratórios de Informática Educativa nas escolas da rede pública, a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), por intermédio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), promove a formação na atualização do sistema Linux.
O curso teve inicio no dia 20 de agosto, com carga horária de 40h, sendo ministrado por professores capacitados pelo Ministério da Educação (MEC). Para atender todo o estado, a capacitação foi dividida em duas turmas, com a continuidade na última segunda-feira (27), que prossegue até na sexta-feira (31). Os municípios direcionados são: Cujubim, Itapuã do Oeste, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Monte Negro, Nova União, Novo Horizonte, Parecis, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, São Miguel, Seringueiras, Teixerópolis, Theobroma e Vale do Anari.
De acordo com a executora de projetos do NTE, Maria Aparecida Moreira, “o incentivo da formação para os responsáveis dos laboratórios de informática, tem o intuito de aumentar o nível da atualização e capacidade de operacionalizar o sistema Linux”. Ela também destaca que o NTE executa projetos através do programa em âmbito nacional, como o Programa de Informática Educativa (PROINFO) com objetivo de favorecer a inclusão digital nas escolas. O NTE oferece a capacitação de professores para utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação, visando a transformação de sua prática pedagógica.
O Governo de Rondônia prioriza a capacitação dos professores na área de informática, sendo uma estratégia de inclusão social, dando oportunidade de acesso às escolas da rede de ensino. O secretário de educação, o professor Edinaldo Lustoza, destaca “que a formação dos professores é essencial para a política de informatização, beneficiando os estudantes e professores nas novas tecnologias de informação e comunicação”, observa.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Mobilização pela saúde continua nesta quarta-feira na Assembléia Legislativa
*
Dia nacional de combate ao fumo é comemorado com ações educativas em Porto Velho